• Casos de pessoas desaparecidas têm aumento de 91% em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/set 07:49
    Por Maria Julia Souza

    Segundo os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), Petrópolis registrou um aumento de 91,30% nos casos de pessoas desaparecidas. De janeiro a julho deste ano, foram 44 registros. Já durante o mesmo período do ano passado, foram 23 casos.

    Até o momento, maio, com 9, foi o mês com mais registros. Na sequência, aparecem os meses de março (8); julho (7); janeiro e abril (6); fevereiro (5); e junho (3). A média mensal na cidade é de seis casos.

    Apesar do aumento, a Cidade Imperial apresenta um número bem abaixo de casos, em comparação com outras cidades. Em todo o estado, figuram com mais ocorrências os municípios do Rio de Janeiro (1.293); Duque de Caxias (190); Nova Iguaçu (175); São João de Meriti (125); Belford Roxo (114); São Gonçalo (105); Niterói (84); Magé (73); Volta Redonda (49); e Maricá (46). Ao todo, 3.486 casos foram registrados no estado.

    Leia Também: PRPTC Petrópolis realiza campanha para coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas

    Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados

    Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2010, o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, no dia 30 de agosto, tem o propósito de dar visibilidade ao tema.

    Em razão da data, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos promoveu, durante a última semana, algumas ações, dentre elas um encontro com mães de desaparecidos. A iniciativa foi organizada pela Superintendência de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas e Acesso à Documentação Básica, que atua na assistência aos familiares e aos municípios. Somente neste ano, a equipe do estado já atendeu e deu apoio a 192 casos de desaparecimento. 

    Últimas