Casos de lesão corporal culposa no trânsito aumentam 13,54% em Petrópolis
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), os casos de lesão corporal culposa no trânsito tiveram um aumento de 13,54% em 2023, em comparação aos oito primeiros meses do ano passado. Em 2022, foram registrados 229 casos na cidade, contra 260 registros até agosto deste ano.
Janeiro foi o mês com mais registros, com 73 casos, seguido de fevereiro com 31. Logo depois, aparecem os meses de maio e junho, ambos com 30. De acordo com os dados, a média mensal de casos do tipo fica em 33.
Vale ressaltar que o crime de lesão corporal culposa no trânsito é uma infração que ocorre quando alguém, sem intenção, causa lesões corporais em outra pessoa por negligência, imprudência ou inexperiência no contexto do tráfego de veículos.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), praticar lesão corporal culposa no trânsito pode ocasionar em pena de seis meses a dois anos de prisão, além da suspensão ou proibição de se obter a permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor.
Números no estado
Em todo o estado, os casos também tiveram um aumento em comparação ao ano passado, onde foram 13.065 registros. Já neste ano, o número passou para 14.969 casos, com o mês de agosto liderando o ranking, com 2.045 registros.
Ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros
De acordo com o Corpo de Bombeiros, nos oito primeiros meses do ano, 784 ocorrências de trânsito foram atendidas pela corporação em Petrópolis. Os atendimentos mais comuns são os de colisão, capotagem e quedas de veículo.