• Casos de ameça e lesão corporal são os principais crimes denunciados pelas mulheres

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/03/2017 08:00

    O Dia Internacional da Mulher foi comemorado ontem (8) em Petrópolis com eventos e divulgação de dados que mostram uma triste realidade em relação aos casos de violência doméstica e sexual. Dados do Dossiê Mulher, elaborado pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ), revelam que em 2015 foram registrados 783 casos de ameaça e 811 de lesão corporal na cidade. 

    Os dados também revelam o perfil das vítimas, que em sua maioria (48,3% dos casos) tem idade entre 30 e 59 anos, é solteira (57,5%), branca (57,5% dos registros) e tem apenas o ensino fundamental incompleto (34,8%). Ainda de acordo com o Dossiê Mulher a maior parte das agressões acontece dentro das residências (54,4%) e é praticada pelo ex ou o atual companheiro da vítima (43%).

    Os casos de violência sexual também chamam a atenção: foram 98 registros em 2013, 60 em 2014, 91 em 2015 e 93 casos no ano passado. Só em 2015 foram nove tentativas de estupro registrados em Petrópolis. Entre janeiro de 2016 e o mesmo período de 2017, houve um aumento e 150% nos registros de estupro nas duas delegacias (105ª no Retiro e 106ª em Itaipava). Em 2016, foram quatro casos e, neste ano, foram 10 ocorrências. 

    “Quando me perguntam se houve um aumento da violência, sempre digo que não. Para mim, hoje as mulheres estão procurando mais os serviços e denunciando os crimes. Elas estão perdendo o medo e isso é muito bom”, disse a coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), Raquel Gonçalves Viana. Só nesse ano, o Cram recebeu 20 novos casos de violência doméstica. “Estamos abertos para receber essas mulheres que buscam apoio e orientação. Elas podem vir até nós e denunciar esses casos”, frisou a coordenadora do Cram. 

    Para lembrar o Dia Internacional da Mulher, uma ação foi realizada pela Prefeitura pela manhã na praça Dom Pedro. Entidades como o Movimento das Mulheres Negras (Munepe), o Fórum da Economia Solidária, a empresa Mary Kay, a Associação Petropolitana das Pacientes Oncológicas (APPO), o Curso de Enfermagem Labest; além das secretarias de Assistência Social e de Esportes; o Cram e o Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (Cerest) participaram do evento. 

    Quem passou pela praça pode receber orientações de saúde sobre câncer de mama, aferir a pressão e buscar informações sobre assédio moral no trabalho. Uma mini feira de flores também foi mantada na praça. "A nossa luta é para garantir os nossos direitos, direitos conquistados e nossa liberdade", concluiu a coordenadora do Cram. 

    A programação pelo Dia Internacional da Mulher começou  na segunda-feira (7) com palestras nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) – "Quem bate em mulher machuca a família inteira" – e a entrega do prêmio “Mulher Destaque da Prefeitura de Petrópolis”, na Casa dos Conselhos, Augusto Zanata. A programação segue até sábado (10).


    Veja a programação da Semana da Mulher:

    Quinta-feira (9)

    9h – Palestra na comunidade São João Batista – Pres. da Associação de Moradores: Solimar

    14h – Palestra do Centro de Referência e Atendimento à Mulher-  “Quem bate em mulher machuca a família inteira” – Local: Cras Madame Machado

    Sexta-feira (10)

    9h e 14h– Palestra do Centro de Referência e Atendimento à Mulher-  “Quem bate em mulher machuca a família inteira” – Local Cervejaria Itaipava.

    14h – Palestra do Centro de Referência e Atendimento à Mulher- “Quem bate em mulher machuca a família inteira”-  local Cervejaria Itaipava.

    Sábado (11)

    Coleta de Preventivo em diversos Postos de Saúde do município


    Últimas