• Casarão na Rua Alberto Torres segue abandonado e sem projetos de restauração e utilização

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/out 15:42
    Por Enzo Gabriel | Foto: Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nos últimos anos, quem passa pela Rua Alberto Torres, no Centro, vê um casarão abandonado logo na esquina da rua. O local segue sem receber qualquer tipo de obras de restauração e não há projetos a serem iniciados em breve que visem a utilização do imóvel.

    Tombado em 1998 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o casarão foi desapropriado pela Prefeitura de Petrópolis e incorporado ao patrimônio municipal há 10 anos, em 2014. Na época, a divulgação era de que o local seria recuperado e transformado em sede do “Corredor Cultural de Petrópolis”, algo que nunca aconteceu.

    Na área, é possível observar o estado de ruína, com paredes sujas e caindo, além de janelas quebradas. Nos muros, cacos de vidro e cercas tentam impedir a entrada de invasores. Além disso, muitos pombos ficam em torno do imóvel, impactando também as calçadas ao redor.

    No ano passado, a Prefeitura afirmou que buscava recursos para executar o projeto de restauração do imóvel. Questionado novamente sobre o andamento da ação, o município não se manifestou até o fechamento da matéria.

    Últimas