• Casarão na esquina da Rua 13 de Maio com a Avenida Ipiranga ganha destaque no Centro Histórico

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Paulo Vasques, arquiteto, autor do projeto e responsável pela execução da obra do novo Empório Multimix, conta sobre os desafios de aliar o antigo e o contemporâneo, respeitando o bem tombado pelo Iphan

    02/12/2022 18:06
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O casarão localizado na esquina da Rua 13 de Maio com a Avenida Ipiranga, no Centro Histórico, ganhou uma nova finalidade nesta sexta-feira (2). Agora, o casarão é uma unidade do Empório Multimix, com pizzaria, cafeteria, padaria, lanchonete e adega à disposição do público. O novo empreendimento promete gerar 105 novos empregos, 77 diretos e 28 indiretos.

    Construído na década de 1970, o imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por estar localizado na área de entorno da Catedral São Pedro de Alcântara. 

    Paulo Vasques, arquiteto, autor do projeto e responsável pela execução da obra, conta sobre os desafios de aliar o antigo e o contemporâneo, aliando técnica e criatividade no processo. “Quando você desenvolve um projeto onde você tem um bem tombado é complexo. Primeiro, porque você tem que respeitar todo o processo do tombamento e a portaria do Iphan. E, mais ainda, você tem que ser uma espécie de mediador entre o cliente e este órgão. Isto é, atender as necessidades do cliente e cumprir com as obrigações junto ao Iphan. Na maioria das vezes, essas duas coisas não conseguem andar juntas.”, explica.

    Foto: Divulgação

    Bem tombado como peça principal

    O arquiteto conta que um dos maiores desafios é não saber o que vai encontrar ao derrubar uma parede ou cavar o chão. “Durante a execução da obra de um bem tombado você vai descobrindo alguns aspectos que, antes de derrubar uma parede ou cavar o chão, por exemplo, você não teria conhecimento. A partir daí é necessário tomar decisões técnicas sem que elas invadam as exigências da portaria do tombamento. Inclusive, muitas vezes é necessário apresentar uma nova proposta junto ao órgão, buscando uma solução técnica e criativa que não venha a trazer um problema estético no futuro. O bem tombado é a peça principal.”, explica.

    Foto: Divulgação

    No projeto do Empório Multimix foi criada uma área nova, mantendo o afastamento obrigatório do prédio tombado e formando um elo com um telhado de vidro especial. Sobre isso, Paulo explica que o vidro, além de atender determinadas exigências, precisa reduzir o calor o suficiente para que os aparelhos de ar-condicionado sejam mais condizentes com o ambiente, principalmente por se tratar de um supermercado. “Com ele reduzimos 70% o calor e os raios UV.”, conta.

    Nesta sexta-feira, Paulo Vasques completa 50 anos de profissão. O profissional já realizou mais de 500 projetos e obras no município de Petrópolis. 

    Mais sobre o novo Empório Multimix

    O novo empreendimento foi inaugurado para atender a uma demanda de clientes e moradores do Centro Histórico, especialmente aqueles que se dirigem ao Quarteirão Brasileiro, Retiro e à região de Itaipava. A nova opção de compras promete ao público interessado produtos de qualidade com preços competitivos. Além disso, o espaço comercializa uma série de produtos exclusivos, como as diversas opções do vinho Barão de Petrópolis. Nesta nova unidade, também irá servir sua linha de pães de fermentação natural e outras novidades.

    Últimas