• Casarão da 13 de maio receberá investimento de R$ 3 milhões

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/02/2019 11:33

    A Tribuna teve acesso exclusivo ao projeto de reforma e ampliação do casarão localizado na esquina das ruas Ipiranga e 13 de Maio, no Centro Histórico. O investimento é de cerca de R$ 3 milhões e ainda não há uma definição sobre a utilização do espaço depois que a obra ficar pronta. O projeto está sendo analisado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

    Leia também: Casarão da 13 de maio poderá abrigar mercado

    O proprietário do imóvel, Adilson Blanc, em entrevista à Tribuna, acredita que o projeto será aprovado pelo órgão de preservação, uma vez que a primeira consulta feita ao Iphan no ano passado, teve aprovação. A previsão é de que a obra esteja concluída até o fim deste ano. "Seguimos todos os parâmetros e normas do Iphan. Temos total interesse em preservar o patrimônio da cidade e não há nada no projeto que descaracterize o imóvel", ressaltou o empresário.

    O casarão é tombado pelo Iphan por estar na área de entorno da Catedral São Pedro de Alcântara além da ficar localizado na Avenida Ipiranga. Ele foi adquirido pela família de Adilson há 10 anos. Na época, ele tentou instalar um mercado no local, mas o projeto acabou sendo barrado. "Eu tinha as licenças, mas acabou que o projeto não foi aprovado. Agora, a intenção é reformar o casarão e alugar o espaço para quem se interessar", comentou.

    Foto: Bruno Avellar

    Além da reforma do casarão principal, que conta com a retirada de todas as paredes internas, o projeto também prevê a construção de um anexo nos fundos do terreno. A construção não será visível da rua, segundo o arquiteto responsável pelo projeto, Paulo Vasques, o objetivo é preservar a casa principal. "Esse anexo ficará um nível abaixo da casa, por isso, da rua não será possível ver. Ele poderá ser usado como loja, restaurante e tem ligação direta com a casa principal", explicou.

    O projeto prevê ainda a reforma do prédio anexo e o aterramento da piscina, que dará espaço a um estacionamento para 15 carros. Pensando na mobilidade, a casa contará com um local para entrada e outro para saída de veículos. "A entrada na casa será pela rua Ipiranga e a saída pela Rua 13 de Maio para evitar complicações no trânsito", disse o arquiteto.

    Nos últimos anos, a casa tem abrigado festas e também faz parte do burgo alemão durante a Bauernfest. O último evento no local foi realizado durante o Natal Imperial, em dezembro, quando o espaço abrigou estandes de cervejarias e contou com apresentações musicais. "A intenção é preservar a casa e dar utilidade àquele espaço, que é nobre, pois fica no Centro da Cidade, próximo aos principais pontos turísticos", concluiu Adilson Blanc.

    Últimas