Casarão da 13 de maio poderá abrigar mercado
O casarão localizado nas esquinas das ruas Ipiranga e 13 de Maio deverá abrigar um empreendimento comercial – um restaurante ou mercado. Na semana passada, o projeto foi protocolado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em nota, o órgão informou que o documento ainda está em análise e não há prazo para terminar esse processo.
Leia também: Casarão da Ipiranga: irregularidades se arrastam há quatro anos
O Iphan também não informou detalhes da obra, mas a Tribuna apurou que o projeto prevê a construção de anexos e a demolição de áreas internas do imóvel. O casarão é tombado pelo instituto por estar na área de entorno da Catedral São Pedro de Alcântara, além de ficar localizado na Avenida Ipiranga.
Foto: Bruno Avellar
Nos últimos anos, a casa tem abrigado festas e também faz parte do burgo alemão durante a Bauernfest. O último evento no local foi realizado durante o Natal Imperial, em dezembro, quando o espaço abrigou estandes de cervejarias e contou com apresentações musicais. Há cinco anos, o local também foi sondado para abrigar um mercado, no entanto, o projeto acabou sendo barrado pelos órgãos de proteção ao patrimônio histórico.
Por enquanto, o projeto foi protocolado apenas no escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Petrópolis. Em nota, a Prefeitura informou que não há nenhum projeto em análise referente ao uso do imóvel.