• Casal se veste de “nega maluca” em festa evangélica e gera polêmica: movimento afro repudia black face

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/10/2021 19:08
    Por Luana Motta

    Grupos que representam o movimento Afro em Petrópolis repudiaram o caso de um casal que se vestiu de “nega maluca” ou “blackface” em uma festa na Igreja Evangélica Batista Atitude, no último fim de semana. A foto repercutiu nas redes sociais e muitas pessoas criticaram o casal. A “fantasia” de nega maluca é duramente repudiada pelo movimento negro por trazer a figura da mulher negra de forma estereotipada, hipersexualizada e ridicularizada. 

    A festa aconteceu no último sábado. No perfil do Instagram do casal foram publicadas fotos de ambos com os rostos pintados de negro e usando perucas de cabelo crespo. Após a repercussão, a postagem foi apagada das redes sociais. Mas o print circulou nos grupos de WhatsApp e em outras redes. 

    O Segmento de Culturas Afro-brasileiras, quilombolas e de matrizes africanas publicou uma nota no seu perfil no Instagram nesta segunda-feira (25) repudiando o caso.

    “Infelizmente hoje acordamos com práticas inaceitáveis em nossa cidade de Petrópolis. Um casal resolve se fantasiar, pintando o corpo de tinta preta e colocando uma peruca encrespada, simbolizando a população negra. Importante frisar que o corpo negro, não é entretenimento e muito menos uma fantasia para alegrar festas. Práticas como esta, são enquadradas no Racismo Recreativo, uma forma de desumanizar a população negra, utilizando de forma depreciativa tal atitude. Solicitamos que as autoridades locais, tome as medidas cabíveis”, diz um trecho da nota. Na postagem, o Segmento lembrou a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que criminaliza a discriminação ou preconceito racial. 

    Após a repercussão, a Igreja Batista Atitude também publicou uma nota que diz que as fantasias escolhidas para o evento foram escolhidas a critério de cada um individualmente e que “as partes envolvidas não tinham conhecimento do que é “BlackFace”, portanto, fizeram suas fantasias sem a intenção de serem racistas”.  A festa aconteceu no último sábado, dia 23.

    “Sabemos quem somos como igreja e jamais admitiremos qualquer tipo de discriminação em nosso meio. Nós em momento algum fizemos qualquer tipo de discriminação. Nós amamos a todos, sem exceção, assim como Cristo nos ensina em João 13:34”, diz um trecho da nota, assinada pelo pastor Wallace Cardoso. 

    A Tribuna tentou contato com o proprietário do perfil que publicou a foto, pelo Instagram, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta. 

    Últimas