• Casa Stefan Zweig recebe presidente do Parlamento Alemão nesta quinta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/09/2017 12:20

    Na próxima quinta-feira, a Casa Stefan Zweig recebe a visita do presidente do parlamento alemão Norbert Lammert que participará de um debate sobre os sinais preocupantes do aumento da xenofobia e da intolerância social e religiosa no mundo. O evento está sendo promovido pela Fundação Konrad Adenauer Stiftung (KAS), em colaboração com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), a Delegação da União Europeia no Brasil e a Casa Stefan Zweig.

    A visita de Norbert Lammert acontece quatro dias após as eleições na Alemanha, onde serão renovados os 630 assentos do Bundestag, o Parlamento Alemão. A preocupação é com o crescimento de ideias extremistas em toda a Europa, incluindo a Alemanha, onde um partido de extrema direita (AFD) concorre às eleições.

    Norbert Lammert é membro da União Democrata Cristã (CDU) desde 1966, deputado federal desde os anos 80 e presidente do Parlamento Alemão há 12 anos. Pela hierarquia do Estado Federal da Alemanha, ele é o segundo representante mais importante do país. Norbert já esteve no Brasil, mas será sua primeira visita a Petrópolis.

    “A visita à casa acontece 75 anos da morte de Stefan Zweig, que foi um símbolo do antinacionalismo e que sempre lutou pela paz entre os povos”, ressaltou a diretora da Casa Stefan Zweig, Kristina Michahelles. O presidente do Parlamento Federal Alemão, que também é vice-presidente da Fundação Konrad Adenauer, alertou que “regimes autoritários não necessitam de engajamento por parte dos cidadãos de um país”, em sua fala de despedida há duas semanas, depois de 12 anos contínuos como presidente do Parlamento Alemão. “Já a democracia precisa de envolvimento constante.”

    O evento têm início às 10h45 e é restrito a convidados. Além do presidente do Parlamento Alemão também participarão dos debates o presidente da Casa Stefan Zweig, Israel Beloch; o professor de filosofia da PUC-Rio e ex-presidente da Biblioteca Nacional Renato Lessa; e o professor de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Fábio Koifman.

    Na sexta-feira, Norbert Lammert também participa do XIV Conferência de Segurança Internacional do Forte Copacabana. O evento é o maior da América Latina e reunirá especialistas em segurança internacional. Este ano, o tema da conferência é “Arquitetura de segurança: um intercâmbio entre a América do Sul e a Europa”. Entre os temas abordados no evento estão a nova ordem mundial, segurança e defesa cibernética e tráfico internacional de drogas.

    A Casa Stefan Zweig foi fundada em julho de 2012 e fica localizada no mesmo imóvel onde viveu e morreu (em 1942) o escritor e sua esposa, Charlotte, durante o exílio. Judeu e austríaco, ele fugiu da sua terra natal para o Brasil, especificamente Petrópolis, durante o regime de Adolf Hitler. A casa, hoje um memorial, fica localizada na Rua Gonçalves Dias, número 34, e está aberta a visitação de sexta a domingo, das 11h às 17h.



    Últimas