• Casa Stefan Zweig recebe performance sobre o sentido da vida neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Neste sábado, às 15h, a Casa Stefan Zweig receberá a artista plástica Esther Barki para uma performance sobre a jornada humana na Terra e o sentido da vida. Na ocasião, o chão da sala está coberto de folhas secas. Uma mulher de máscara entra em cena, um tipo de noiva meio fantasmagórica. Ela caminha em direção ao centro das folhas e se deita. O público cobre a mulher com as folhas e flores. As folhas se mexem, e com poucos movimentos a mulher volta a aparecer. Ela retira a máscara. Surgem cor e movimento em seu rosto, enquanto uma uma música suave ao fundo é ouvida. Ela retira as camadas de tecido. A mulher come um ovo cozido e oferece um aos visitantes. As flores, folhas secas e o ovo representam o início e o fim da vida.

    A atividade integra a programação cultural da Casa Stefan Zweig 2024, que tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio do Fundo Municipal de Cultura.

    Mais sobre a artista

    Esther Barki, nascida em 1986 no Rio de Janeiro, é uma artista multimídia com formação em Design de Produto pela PUC-Rio, concluída em 2009. Durante seu curso, realizou uma vídeo-performance orientada por Luiza Marcier. Além disso, aprimorou suas habilidades participando de cursos livres de fotografia, serigrafia e modelo vivo no Parque Lage.

    Sua trajetória artística inclui a inauguração de sua primeira exposição individual na Bhering, no Rio de Janeiro, em 2021, com curadoria de Cadu Lacerda. Desde então, participou de diversas exposições coletivas, como a renomada “Jardim Secreto”, com curadoria de Otávio Avancini, realizada no Museu da Chácara do Céu em 2021.

    Nos anos seguintes, em 2022 e 2023, Barki realizou residências artísticas no E.V. Largo, também no Rio de Janeiro, enriquecendo ainda mais sua prática e sua rede de contatos no meio artístico. Em 2023, apresentou sua segunda exposição individual intitulada “Bicho Vermelho” no Largo das Artes, com curadoria e texto assinados por Luiza Interlenghi.

    Sobre a Casa Stefan Zweig

    A CSZ é uma entidade cultural de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preservação da memória do escritor austríaco em sua última residência. Além de ser um Memorial do Exílio, o espaço tem como propósito divulgar as obras de outros artistas, intelectuais e cientistas que encontraram refúgio no Brasil durante o período de 1933 a 1945, e que deixaram uma marca significativa na cultura, nas artes e na ciência do país.

    Em consonância com os princípios defendidos por Zweig, a CSZ se destaca como um centro de referência na promoção da paz, do humanismo e da democracia. Sua relevância e compromisso foram reconhecidos ao figurar entre as finalistas do Prêmio Simon Wiesenthal 2023, instituído pelo Parlamento Austríaco.

    Mais informações:

    Morte-vida, performance com Esther Barki 

    Sábado, 27/04/2024, sábado, às 15h

    Rua Gonçalves Dias, 34, Valparaíso (próximo às Duas Pontes)

    Entrada franca .

    Últimas