• Casa Stefan Zweig inaugura exposição “Alberto Dines & Stefan Zweig — Biografias” neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A mostra, que será inaugurada neste sábado (20), às 11h, homenageia o idealizador do museu Casa Stefan Zweig de Petrópolis e o jornalista e biógrafo Alberto Dines, entrelaçando a fascinante e movimentada história de sua vida com a de seu biografado, o escritor austríaco Stefan Zweig.

    Como assinala o curador da exposição, André Vallias, “as linhas de tempo de Alberto Dines (1932-2018) e Stefan Zweig (1881-1942) cruzaram-se no dia 3 de setembro de 1940, quando o escritor judeu-austríaco de fama internacional, graças ao estrondoso sucesso de suas novelas e biografias, visita o Colégio Israelita Brasileiro Sholem Aleichem em Vila Isabel, Rio de Janeiro. O encontro não deu samba, mas nunca cessou de percutir na memória do menino carioca, filho de judeus russos, que viria a se tornar um dos mais destacados e influentes jornalistas brasileiros, além de escritor, roteirista, apresentador, pesquisador, ativista cultural e professor”.

    Com a biografia Morte no paraíso, a tragédia de Stefan Zweig, publicado pela primeira vez em 1881, Alberto Dines enriqueceu a pesquisa internacional sobre o escritor austríaco e deu início ao ciclo de biografias no Brasil. Seu legado foi completado com a criação do museu Casa Stefan Zweig / Memorial do Exílio em Petrópolis, em 2012.

    A Casa Stefan Zweig fica na Rua Gonçalves Dias, 34, Valparaíso. A exposição pode ser visitada sexta, sábado e domingo, das 11h às 17h. Entrada franca.

    Últimas