• Casa Inspira recebe Solstício do Som até sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/06/2019 15:39

    O Solstício do Som está oficialmente de volta. Desta quarta-feira (19) até o próximo sábado (22), o festival – que chega à sua 18ª edição – acontece na Casa Inspira, na Avenida Barão do Rio Branco, 1062, onde recentemente aconteceu também o “Inspira Ocupa”. O Solstício tem como objetivo ocupar os espaços públicos da cidade e promover apresentações gratuitas de músicos de Petrópolis e imediações.

    João Felipe Verleun, coordenador do evento e um dos idealizadores, ressaltou a importância do diálogo com a atual direção do Instituto Municipal de Cultura e Esporte (IMCE). “Nos últimos dois anos não conseguimos viabilizar a realização do Solstício por conta de diversas crises no setor da cultura de Petrópolis. Mas, desde a entrada do Marcelo Florencio na coordenação da pasta, nós, os organizadores, obtivemos um diálogo bem harmonioso sobre o festival. Ainda que não possa ser realizado em praça pública, como nas edições anteriores, houve o reconhecimento da importância do evento para a cidade. A Casa Inspira tem um aspecto próximo do ideal e um clima bem positivo, que remete exatamente à ideia do Solstício de fazer arte ao ar livre”, conta.

    Leia também: Titãs e Vanessa da Mata estão entre os destaques do Festival de Inverno

    O Solstício do Som surgiu da ideia de realizar um evento artístico de rua no dia em que acontece o solstício de verão – o dia mais longo do ano, em 21 de dezembro. O festival foi inspirado no evento pela fête-de-la-musique, de Paris, que acontece todo ano em 21 de junho, data do solstício de verão no hemisfério norte. “Essa volta do Solstício representa a esperança, tanto pro festival em si quanto pra cultura da cidade. O Solstício sempre aconteceu duas vezes por ano, e nosso grande objetivo é voltar com essa regularidade e, claro, retornar às praças públicas também – já que essa forma era a mais acessível a todos. Estamos fazendo tudo de maneira independente, sem nenhuma parceria e quase sem equipe. Mas o 'start' pra que o Solstício tenha um futuro próspero, assim como era no passado, já foi dado”, comentou João.

    Leia também: Coro e Orquestra Acadêmica de Malmö se apresentam em Petrópolis

    Além dos shows, o Solstício também contará com brechós e um espaço para alimentação no local. A entrada para o evento é gratuita. Mais informações podem ser acessadas através do Facebook, pesquisando pelo evento “Solstício do Som 18 – Inverno 2019”. Confira abaixo a programação do festival:

    Quarta-feira (19/06)

    16h – Edu Ferreira

    17h – Sicke

    18h – Marcelo Buddy Acústico

    19h30 – Stereophant

    21h – Pestana


    Quinta-feira (20/06)

    15h – Razamanaz Jazrock

    17h – Fraternidade da Pedra

    18h30 – Hometown Blues

    20h – A Standard Model

    21h – The Mountain Season


    Sexta-feira (21/06)

    15h – DuK7

    16h – Paulo Corrêa e Os Homens da Montanha

    17h – Morfina

    18h – Guttroll

    19h – SCUMBAG

    20h – Álcool 70

    20h30 – Jam Session


    Sábado (22/06)

    15h – Mc Yollo

    16h – Flash

    17h – De La Negra

    18h – KORE

    19h30 – Saúva Coruja

    20h30 – Metabrisa

    22h – André Mendes Piano Solo

    Últimas