Casa do Colono terá programação especial na Primavera dos Museus
O Museu Casa do Colono está com uma programação especial para comemorar a 16ª edição da Primavera dos Museus. Terão oficina, palestra e distribuição de mudas de flores. A semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e é realizada em todo o país.
A programação começa na terça-feira (20) com a palestra sobre métodos de conservação e restauro em acervos, ministrada pelas restauradoras Luciana Lopes e Poliana Reis. A atividade é gratuita e acontece às 10h. Na quinta-feira (22), será realizada uma oficina de artes, às 9h , com o tema “Nosso Museu Florido”. A iniciativa faz parte do projeto Minha Cidade tem História para Contar da historiadora Vânia Nicolau.
Na sexta-feira (23), acontece a distribuição de mudas de flores, às 9h, encerrando a programação da 16ª edição da Primavera dos Museus. Todas as atividades são gratuitas. “O Museu Casa do Colono recebe muitos visitantes, principalmente de turismo educativo. Participar da Primavera dos Museus é importante para divulgar ainda mais esse atrativo turístico da nossa cidade, que remonta a história da colonização”, disse a presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Diana Iliescu.
O Museu Casa do Colono é administrado pela Prefeitura e conta a história da colonização alemã em Petrópolis. O imóvel foi construído em 1847 por Johan Gottlieb Kaiser e tem suas características originais preservadas. Em seu acervo, o museu guarda utensílios domésticos, fotografias e objetos pessoais usados pelos colonos. Os cômodos que chamam mais atenção são a oficina e a cozinha com fogão à lenha e utensílios da época, como formas para o famoso pão alemão (bem imaterial de Petrópolis) e a máquina manual para fazer chucrute.