• Casa de Petrópolis recebe Mozart Quarteto e Duo Off Barok no fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Programação encerra a série Concertos Clássicos, com curadoria da Sociedade Artística Villa Lobos (SAV)

    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Com curadoria da Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV) presidida pela empresária Myrian Dauelsberg, a Casa de Petrópolis recebe esta semana, encerrando a série “Concertos Clássicos”, a estreia do Mozart Quarteto e o Duo Off Barok. A entrada é franca e faz parte da programação Natal Imperial 2022.  As senhas são distribuídas uma hora antes, até completar a lotação.

    Nesta sexta-feira, dia 16, às 18h, o Mozart Quarteto, reúne pela primeira vez os músicos Gabriela Queiroz ao violino, Renato Bandel na viola, Janaína Salles no violoncelo e Aleysson Scopel ao piano. A apresentação inédita traz no programa peças de Mozart – Quarteto para piano e cordas em sol menor, K. 478 e Schumann – Quarteto para piano e cordas em mi-bemol Maior, Op. 47.

    Já no sábado, dia 17, às 18h, o Duo Off Barok, composto pelo contratenor Luán Goes e o pianista João Soares, apresenta um repertório que abrange Villa-Lobos, Rachmaninoff, Ravel, Richard Strauss, Liszt, Dowland e Duparc. O duo, formado ano passado, já se apresentou em diversos festivais da Europa, obtendo excelentes críticas e muito sucesso de público.

    “Apresentamos nesta sexta, em primeira mão, um conjunto que se forma exclusivamente para nos prestigiar, o Mozart Quarteto e no sábado um contratenor esplêndido. Estamos muito felizes com a presença do público jovem durante esta série”, diz Myrian Daueslberg, presidente da SAV e do Instituto Dell’Arte.

    Diretor de Arte e Cultura da Casa de Petrópolis, Luiz Aquila destaca o sucesso da parceria. “São atrações de alto nível promovidas pelo Instituto Dell’Arte e que estamos tendo a oportunidade de oferecer gratuitamente para a sociedade, dentro da programação do Natal Imperial. Ficamos felizes em ter esses concertos fantásticos na Casa de Petrópolis”, destaca.

    O Natal Imperial é realizado pela Prefeitura, com patrocínio da Claro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, com produção e comercialização da Dellarte (empresa licitada pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura – IMC).

    Mozart Quarteto

    Gabriela Queiróz Iniciou seus estudos de violino aos quatro anos em João Pessoa-PB. Aos dezessete foi aprovada como a mais jovem integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira. É Mestre em Música pela UFRJ, instituição na qual atua como Professora Assistente de Violino desde 2009. Participou de importantes festivais no Brasil e no exterior. Venceu inúmeros concursos entre os quais o concurso o “Concurso Nelson Freire”, em 2010. Gabriela atua como professora convidada em instituições de ensino e festivais de música ao redor do Brasil. Desde maio de 2022 integra como spalla o quadro efetivo de músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira.

    Nascido em Piracicaba-SP, Renato Bandel iniciou seus estudos de viola aos seis anos de idade com sua mãe. Renato é mestre em Música pela Universidade de Artes de Berlim. Realizou concertos com a orquestra sob regência de Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, Günter Wand, Zubin Mehta, Bernard Haitink, Simon Rattle, Nikolaus Harnoncourt entre outros, em várias cidades europeias. Atuou como chefe de naipe de importantes orquestras do Brasil, Osesp, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, OSB, entre outras. Renato participa como professor nos mais importantes festivais de música do Brasil, como Campos do Jordão, Curitiba, Poços de Caldas, entre outros. Atualmente trabalha como Gerente Artístico Musical do Conservatório de Tatuí-SP.

    Janaína Salles é mestre em violoncelo pela Hochschule Musik Luzern, em Lucerna na Suíça, e bacharel no instrumento pelo Conservatoire Supérieur et Académie de Musique Tibor Varga, em Sion, na Suíça, onde recebeu a menção “avec distinction du jury”. No Brasil, foi premiada três vezes com bolsa da Fundação Vitae para a realização de seus estudos no exterior, assim como um prêmio anual do Konservatoriumsverein Luzern para a conclusão do mestrado. É fundadora do quinteto Tango Sensations que atua ativamente na Suíça e na França desde 2006. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais. Formou o Quarteto Belmonte, que levou a música de Edino Krieger e das Bienais de Música Contemporânea a todos os estados do Brasil. Janaína integra o Gaia Trio e é primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense.

    O pianista Aleyson Scopel é conhecido por seu lirismo e sobriedade interpretativa. Presença constante nas mais importantes salas de concerto como as Salas São Paulo, Minas Gerais, Cecília Meireles, Carnegie Hall (Nove Iorque), Jordan Hall (Boston), entre outras. Detentor dos prêmios Nelson Freire e Magda Tagliaferro, foi laureado em diversos concursos internacionais, tais como William Kapell e Villa-Lobos. Gravou para o selo Grand Piano, da Naxos, a integral das Cartas Celestes do compositor brasileiro Almeida Prado em quatro álbuns, o último eleito CD do ano pelo júri da Revista Concerto. Formou-se com a mais alta distinção no New England Conservatory of Music de Boston. No Brasil, recebeu orientação de Celia Ottoni e Myrian Dauelsberg.

    Programa:

    Mozart – Quarteto para piano e cordas em sol menor, K. 478

    Schumann – Quarteto para piano e cordas em mi-bemol Maior, Op. 47

    Duo Off Barok

    O contratenor brasileiro, Luan Góes, é graduado pela Escola Normal de Música de Paris – Alfred Cortot e pela Escola Superior de Música de Genebra (Haute École de Musique – HEM). Aos sete anos se apresentou com o coral infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e aos 11 anos como solista no Theatro Municipal do Rio em “A Flauta Mágica” de Mozart e “Tosca” de Puccini. Em 2013, Luan obteve o título de Bacharel em piano na Universidade Federal do Rio de Janeiro e começou seus estudos musicais na École Normale de Musique de Paris. Em 2021, Luan canta o papel-título de “Marco Antonio e Cleopatra” de Hasse no Castelo de Miramare em Trieste como parte do Piccolo Opera Festival. Foi neste mesmo ano que obteve o título de Bacharel em canto na Escola Superior de Música de Genebra, com a pontuação máxima de 6/6 por unanimidade do júri. Em 2022, Luan fundou o Duo Off Barok com o pianista João Elias Soares e já se apresentaram em Paris e no sul da França.

    João Soares iniciou seus estudos musicais aos 11 anos e formou-se em 2009 pelo Conservatório Brasileiro de Música, em 2015 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em 2021 pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (Mestrado em Performance). Foi o vencedor de 2013 do “X Concurso de Piano Villa-Lobos” tendo anteriormente conquistado diversos prêmios, com destaque para “Concurso de Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro” (2011), “XVI Concurso de Piano Arnaldo Estrella” (2010), “V Concurso de Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais” (2016), 2º prêmio no “III Sardoal Young Talent Award” (Portugal/2018), prêmios de Melhor Peça Russa e Melhor Peça Brasileira no “13º Concours International de Piano Son Altesse Royale la Princesse Lalla Meryem” (Marrocos/2018)”, 1º prémio no Concurso de Piano de Munique (2021), entre outros. João já se apresentou em recitais nas principais salas de concerto da América do Sul, África e Europa e tocou com as mais importantes orquestras brasileiras.

    Programa:

    Dowland

    In darkness let me dwell

    Duparc

    L’invitation au voyage

    Richard Strauss

    Lob des Leidens

    Befreit

    Morgen

    Liszt

    Pace non trovo

    Villa-Lobos

    Alma Brasileira

    Canção do poeta

    Samba clássico

    Ravel

    2 Mélodies hébraïques

    L’énigme éternelle

    Kaddisch

    Rachmaninoff

    Son

    Kakoje Schastie

    Mais informações:

    Sexta-feira, dia 16 de dezembro, às 18h, Mozart Quarteto – Gabriela Queiroz (violino), Renato Bandel (viola), Janaína Salles (violoncelo) e Aleysson Scopel (piano)

    Sábado, dia 17 de dezembro, às 18h, Duo Off Barok – Luan Góes (contratenor) e João Soares (piano)

    Local: Casa de Petrópolis

    Endereço: Avenida Ipiranga, 716 – Centro Histórico

    Capacidade: 60 lugares

    As senhas serão distribuídas uma hora antes, até completar a lotação.

    Estacionamento rotativo

    ENTRADA FRANCA.

    Últimas