• Casa de Petrópolis recebe lançamento de livros de Sylvio Costa Filho nesta sexta-feira (11)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Autor ainda participa de um bate-papo com o público em mais uma edição do ‘Encontros das Palavras’; evento é gratuito

    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura volta a ser palco de mais um lançamento de livro. Na verdade, desta vez, serão duas obras do autor Sylvio Costa Filho: “Olhos Parados” e “O Azul do Zen”, uma edição dois em um. Marcado para esta sexta-feira, dia 11, às 19h, o evento terá entrada gratuita, e contará, também, com um bate-papo com a cineasta Diana Iliescu – secretária de cultura de Petrópolis – e o público, em uma nova edição do “Encontros das Palavras”.

    Sobre as obras

    A primeira parte de “Olhos Parados”, conta, em um dos textos, a história de José Carlos de Brito Júnior, o Zé Cabritinho, desde sua infância no “Morro da Cachaça”, periferia da cidade onde nasceu, até seu apogeu como senador da república, que o povo depositava as suas esperanças. O personagem cresceu em uma comunidade onde ainda havia o romantismo dos seresteiros e de personagens excêntricos, com traços de uma vida rural.

    Já na segunda parte que compõe o livro, intitulada “Azul do Zen”, conta com poemas curtos inspirados na estética e na filosofia do Zen Budismo. Trata-se de uma experiência de meditação e de paz através da palavra poética, que é inspirada nas histórias e preceitos budistas adaptados à forma do poema síntese e dos haicais.

    Sobre o autor

    Sylvio Costa Filho é ator com extensão em mediação de leitura, dramaturgo, ator e diretor de teatro (Escola de Teatro da FEFIERJ, hoje UNIRIO); professor de língua portuguesa, literatura (licenciado pela UCP e teatro; animador cultural (UERJ). Em 1986, foi um dos fundadores do Grupo Teatral Pessoal Aí, no qual atua até hoje e desenvolveu vários projetos como o Teatro Mambembe nas comunidades, e intervenções cênicas nos bairros e no Centro Histórico. Recebeu vários prêmios da Academia Petropolitana de Letras e da imprensa local por seus trabalhos com as Artes Cênicas e com a Literatura. Recebeu o prêmio Carauta de Souza, da APL, por seu livro de poesias “América, noite e manhã”. Publicou o livro duplo, “Olhos Parados e O Azul do Zen” contemplado no Edital de Cultura Aldir Blanc, no ano de 2021. E recentemente, neste ano de 2022, recebeu o Prêmio de Cultura Maestro Guerra Peixe, pelo conjunto da obra.

    Sobre os Encontros

    Os Encontros das Palavras integram a programação do projeto “A Casa é sua! – Encontros da Casa de Petrópolis” e tem o apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural 2.

    Últimas