Casa de Petrópolis recebe exposição de comemoração aos 60 anos da SOPEF
A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura recebe a exposição “Do Real ao Imaginário”, que marca as comemorações dos 60 anos da Sociedade Petropolitana de Fotografia, a SOPEF. A abertura será nesta quarta-feira (15), a partir das 16h. Sob curadoria de Cláudio Partes, a mostra reúne obras de nove artistas e é inspirada nos jardins, arquitetura e história do casarão do século XIX.
As fotografias serão expostas em suportes diversos entre papel e tecidos, por exemplo, buscando um outro olhar a partir das próprias imagens retratadas pelos artistas. Anita Soares, Claudio Partes, Evaldo Macedo, Erick Simão, Hector Carnevali, Karen Montenegro, Luana Lagreca, Mariana Rocha e Simone Sattler são os autores das imagens que compõem a mostra.
“Aqui tudo é real, tudo é imaginário, pois não é possível pensar em realidade sem sonhos”, explica o curador da exposição. “Do Real ao imaginário’ é uma narrativa poética, e também um agradecimento àqueles que trouxeram o fotoclube petropolitano até este momento: seus fundadores, sócios como Angelos, Aldos, Cyros, Sonias, Polacos e Michaels” destaca Partes.
O diretor de Arte e Cultura da Casa, Luiz Aquila, comemora mais uma exposição e adianta que a mostra vai surpreender os visitantes. “A história da Casa de Petrópolis começa com a história da fotografia, no final do século XIX. E agora estamos muito felizes de receber e expor fotógrafos contemporâneos que, com criatividade e imaginação, ocuparão de maneira surpreendente os espaços da Casa de Petrópolis Instituto de Cultura”, diz.
Partes explica que “em um tempo que tanto se fotografa, a proposta é trazer para o plano material as imagens que nossos olhos e câmeras registram e seguindo ensinamentos de Manoel de Barros ‘transver o mundo através da imaginação’ e da fotografia”.
A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura fica no número 716 da Avenida Ipiranga, no Centro Histórico de Petrópolis. Os ingressos custam R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia entrada e o espaço funciona de quarta a domingo, das 10h às 16h. A mostra Do Real ao Imaginário fica em cartaz até 7 de novembro.