Casa de Nair de Teffé: imóvel na Estrada da Saudade está em ruínas após anos de abandono
**Matéria atualizada às 18h28
Na Estrada da Saudade, um grande imóvel chama atenção de uma forma negativa. Apesar de imponente e grandioso, o local totalmente abandonado tem apenas janelas quebradas, paredes pichadas e mato cobrindo parte da fachada. No entanto, nem sempre foi assim. O casarão pertenceu a Nair de Teffé, filha de Barão de Teffé, e segunda esposa de Marechal Hermes da Fonseca, ex-presidente da República.
Quem passa pela Estrada da Saudade, atualmente, já se acostumou a ver o imóvel em um estado crítico e nem consegue imaginar que o local já foi referência em luxo. Nair de Teffé, além da posição privilegiada por causa da família, foi a primeira caricaturista mulher do mundo.
A área gera medo e insegurança aos moradores do bairro, o que pode ser explicado por alguns fatores que vão além da parte estética do imóvel. Em 2013, uma jovem de 18 anos foi encontrada morta dentro da casa. Já em 2018, o casarão foi interditado por conta do risco de desabamento estrutural. Na época, a proprietária foi acionada para que fosse feita a recuperação imediata ou a demolição. Na inspeção realizada, os agentes da Defesa Civil encontraram restos de comida e bebidas alcoólicas, roupas, colchões e até cápsulas de entorpecentes.
Durante anos, a casa funcionou como uma clínica de atendimento ao público da Fundação Paulo Amorim, além de já ter abrigado escola, posto de saúde e a Secretaria de Assistência Social.
Procurados pela Tribuna para a obtenção de informações a respeito do futuro do imóvel, a Prefeitura apenas informou “que o imóvel é particular. Não é do município.”
Já o Ministério Público do Rio de Janeiro não respondeu nossa equipe até o fechamento da matéria.