Casa da Princesa Isabel recebe a exposição “Mostra Coragem e Fé, a Colonização Germânica

  • 14/03/2020 13:58

    A “Mostra Coragem e Fé, a Colonização Germânica de Petrópolis”, celebra os 177 anos da cidade, ficará aberta ao público até o dia 22 de março, nos salões da Casa da Princesa Isabel, Avenida Köeller, nº 42. De acordo com a artista Lorena Bortolotti, será uma apresentação de forma inédita, com relevantes aspectos da formação da cidade por meio de artes plásticas, fotografias e referências históricas. 

    “Com recursos lúdicos e envolventes, a proposta é conduzir os visitantes pelo imaginário cultural dos colonos germânicos que começaram a chegar na região a partir do Século XIX. Hábitos e costumes são retratados de forma artística por meio de esculturas confeccionadas principalmente em papel e modeladas em diferentes dimensões: miniaturas, natural e grandes proporções”, explica.

    Ao longo de sete anos, durante o processo de confecção das obras de arte da mostra, foram aplicadas múltiplas técnicas artísticas submetidas a testes até a obtenção do melhor resultado estético e funcional. Algumas delas adaptadas no tamanho original. Dessa forma, foi se construindo uma expertise singular para a elaboração e montagem das peças, com destaque para o uso artístico e surpreendente do papel.

    Sob diferentes combinações, usou-se também cola, tinta, fita crepe, isopor, espuma de poliuretano, arame, dentre outros materiais. Esses são os principais motivos pelos quais o processo é considerado artesanal, original e pouco visto no Brasil. Dentre as técnicas utilizadas estão papietagem, modelagem em papel machê, papel jornal, argila e fiança, escultura em tela de arame e espuma de poliuretano, pátinas metálicas e de envelhecimento, pintura a base de PVA e acrílica, além de papercut.

    A Arca Produções surgiu de uma família petropolitana de artistas que uniu suas forças há mais de dez anos na execução de projetos e obras com o intuito de levar arte, beleza e história ao público. Dentre os integrantes estão: Valéria Bortolotti (Artista Plástica/Escultora), Lorena Bortolotti (Artista Plástica/Escultora), Henriqueta Bortolotti (Teatróloga e Figurinista) e Sergio Bortolotti (Programador Visual/Designer Gráfico).

    A Arca Produções concorre este ano à categoria Artes Visuais do Prêmio Maestro Guerra-Peixe pela exposição Seu Hábito Muda o Mundo, realizada no Sesc Nogueira, em 2019.

     

    Últimas