• Cartão Merenda Certa vira guerra política, mas alunos permanecem ainda sem o benefício

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/02/2022 02:08

    Você confere nas páginas da Cidade da Tribuna hoje que o ex-prefeito Bernardo Rossi anunciou que entrou com uma representação pedindo que a Defensoria Pública impeça que a prefeitura acabe com o Cartão Merenda Certa, criado em sua gestão.  Ele espera que a Defensoria ingresse com uma ação civil pública cancelando a suspensão dos R$ 70 para alunos da rede pública municipal, cerca de 41 mil estudantes. O benefício foi criado como item de um programa de ‘segurança alimentar’ e pode legalmente ser mantido mesmo com o fim da pandemia e retorno de aulas presenciais.  

    Rápido no gatilho

    Demos essa dica neste final de semana falando sobre a possibilidade de resolver na justiça. E Bernardo Rossi foi mais rápido que todos os vereadores que até agora estão apenas reclamando em redes sociais e fazendo abaixo-assinado.

    Irregularidades

    Já Rubens Bomtempo, que ao anunciar o fim do Cartão alegou que o benefício tem de ser descontinuado com a volta às aulas, respondeu a seu opositor, logo na sequência da ação de Rossi, com uma pequena nota à imprensa em que diz que a Procuradoria e Controladoria investigam indícios de irregularidade no cartão, mas que nenhuma criança vai ficar sem merenda.  Mas, foi meio assim chocho. Faltou apenas assinar com ‘’é verdade esse bilhete”. É como a gente falou: ficou numa sinuca de bico. Se mantiver o cartão vai dar razão à gestão Rossi e se tirar vai ficar mal na foto. A terceira opção agora é ainda pior se a justiça mandar retornar com o benefício.

    Foi realizada sábado a entrega do Troféu Destaques 2022, promovido pelo Conselho de Ministros Evangélicos do Brasil e Exterior. Sandra Gioia e o delegado da Câmara Italiana de Comércio e Indústria da Região Serrana, Alexandre Felizola,  receberam diplomas por seus trabalhos realizados em prol da comunidade italiana.

    Apenas, parem!

    Modinha nas redes sociais, a enquete “cinco coisas a meu respeito” é uma vibe para artistas, apenas. Com o objetivo dos fãs ficarem sabendo de detalhes de suas vidas até então ocultos. Não funciona para políticos.

    Mais do mesmo

    Dez dias após a audiência pública na Câmara de Vereadores (que nada resolveu) sobre interrupção de fornecimento de energia, principalmente quando chove, adivinha? Choveu e muita gente ficou sem luz, no final de semana.  Foram registradas 26 quedas de árvores, boa parte sobre a fiação, o que ocasiona a interrupção do fornecimento de energia.

    Só emergencial

    A prefeitura fala em poda preventiva e andou fazendo nos últimos dias (no Centro Histórico, onde não faltou luz), mas o programa precisa melhorar de amplitude de forma urgente. A Enel se defende dizendo que a poda preventiva, que ela também deve fazer, precisa de licenciamento prévio da prefeitura. Mas, quando cai, aí já passa a ser ‘emergencial’ e não precisa mais da burocracia…

    Atraso

    O Conselho Municipal de Transparência Pública se reuniu ontem à noite, presidido pelo secretário de Controle Interno, Thiago Gibrail. Tomara que tenham colocado em pauta a atualização do Diário Oficial na internet em 48 horas após a publicação, como manda a lei.  O atraso hoje nunca é menor do que 10 dias…

    78 anos

    O Palácio Quitandinha está completando 78 anos de inauguração e para comemorar este mês oferece visitação gratuita, sempre às terças-feiras, começando hoje. É uma oportunidade para conhecer o ícone arquitetônico e completar a visita com a mostra “Memória Quitandinha”, no Salão Dom Pedro, onde estão louças, pratarias e conteúdos audiovisuais sobre a história do espaço. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Palácio, de 9h30 às 17h.

    Mais vagas?

    A lista dos benefícios dos vereadores é bem extensa: vai de carro e combustível a selos, além daquele lanchinho maroto que deduramos e também a sempre polêmica reserva de vagas em frente ao Palácio Amarelo, não apenas para os próprios, mas também para os funcionários. E agora essas vagas aumentaram. Demarcaram mais algumas suprimindo as do estacionamento rotativo. Foi acordo com a SinalPark?

    Poucas vagas ou muitos carros? A Câmara de Vereadores ‘invadiu’ as vagas demarcadas da SinalPark em frente ao Palácio Amarelo reservando espaço para os carros dos parlamentares e assessores.

    Essa, não!

    Então, quer dizer que se iniciou a obra de revitalização da Serra Velha sem ter as licenças necessárias do Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, já que a via é tombada?  É por isso que a intervenção anunciada por 11 em cada dez políticos de Petrópolis e Magé caminha a passos de cágado manco.  Demais até tem uma desculpa, mas Bernardo Rossi repetiu o mesmo equívoco de quando era prefeito e começou aquela perfuração do Palácio de Cristal sem consultar o Iphan…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas