Carreta desrespeita regras de circulação e arrebenta fiação em rua do Valparaíso
Na noite dessa terça-feira (28), uma carreta arrebentou a fiação dos postes da Rua Gonçalves Dias, no Valparaíso. Com o problema, os fios energizados ficaram espalhados pelo chão, causando transtorno e colocando comerciantes e pedestres em risco.
O veículo de grande porte puxou, inclusive, os fios de um medidor que fica dentro de uma pizzaria localizada no bairro. A proprietária da empresa, Ariane Berião, conta que os funcionários poderiam ter sido atingidos.
Ela ainda conta que o motorista da carreta viu a fiação sendo arrebentada e não parou para prestar nenhum tipo de socorro. “Ele viu tudo estourando e seguiu viagem.”, relata Ariane.
Embora tenha acabado a luz completamente somente na pizzaria, outros estabelecimentos da rua registraram picos de luz.
A proprietária diz que é normal caminhões trafegarem pela rua, mas carreta daquele porte foi a primeira vez. Com o problema, a pizzaria e outros comércios do bairro tiveram que interromper os trabalhos, já que todos ficaram sem energia elétrica.
Ariane explica que depois do ocorrido, um dos responsáveis da transportadora entrou em contato com os empresários e alegou que a carreta estava dentro da altura permitida na via e que ali na rua daria para transitar. No entanto, os proprietários da pizzaria argumentaram que a carreta tem mais de quatro metros de altura.
Com a imprudência do motorista, a pizzaria teve um prejuízo de mais de R$ 1 mil por conta da noite que ficaram inoperantes, além da perda material.
A Targets Transportes se posicionou dizendo que a empresa respeita fielmente o que dispõe a legislação, especialmente no que tange às diversas restrições existentes no transporte rodoviário de cargas.
“Não poderia ser diferente, pois a segurança da operação é premissa indissociável da Targets. No caso dessa ocorrência, tudo indica que a fiação elétrica não estava dentro do padrão exigido para o local, o que se demonstra facilmente pelo fato de o veículo envolvido no evento possuir altura inferior aos limites impostos pelas normas. Desta forma, a despeito de não haver qualquer responsabilidade da nossa transportadora, é satisfatório sabermos que o incidente não resultou em vítimas ou em maiores prejuízos.”, finaliza.
Já a Prefeitura de Petrópolis informou que a rua citada pela reportagem não é rota para caminhões de grande porte, que o caso foi pontual e a CPTrans vai reforçar a sinalização.