• Carreira: da advocacia à paixão pela restauração de joias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/06/2022 14:57
    Por Helen Salgado

    A petropolitana Carla Machado é advogada, mas descobriu uma nova paixão: as joias. Carla diz que não deixou a advocacia completamente de lado, mas tem dedicado bastante o seu tempo na restauração e confecção das joias, semi joias e bijuterias.

    A advogada conta que o gosto por esse tipo de acessório vem desde sua avó que amava joias e também pela sua mãe que até vendia as peças. “Fui comprando as minhas, uma de cada vez e com o tempo percebi que o meu olhar ao comprar as joias havia mudado. Deixei de comprar uma peça porque era moda, usada por alguma artista de novelas e passei a perceber a arte, os detalhes que estavam presentes em cada peça, e isso é fascinante”, diz.

    O pai de Carla, Antônio Carlos Machado, faleceu em novembro de 2021, ele era advogado e foi presidente da OAB por duas vezes. Ela conta que ele amava advogar e que fazia o seu trabalho há mais de 40 anos. Em uma de suas últimas conversas, a filha lembra que disse ao pai que não conseguia se imaginar advogando por tanto tempo, assim como ele.

    “Comecei a cursar joalheria na EBJ, Escola Brasileira de Joalheria, em Ipanema, em outubro do ano passado, antes do meu pai falecer, e fiquei absolutamente encantada com o universo que a Livi, o Perroni e o João abriram para mim. Sim, decidi diminuir o ritmo na advocacia para me dedicar à joalheria”, conta.

    Chocker maciço em prata com um pingente cabochão de sodalita confeccionado pela Carla Machado –
    Foto: Carla Machado

    Além da confecção das joias, é possível dar um novo visual nas peças já confeccionadas e foi por essa área que Carla se apaixonou. “Já produzo algumas peças em prata e ouro mas me encontrei na restauração de joias e semi joias. O que chamo de ‘tapa no visual’. E falo da restauração de semi joias e até bijuterias, porque entendo que o que importa não é o metal em si, mas o significado que a peça representa para seu dono”, afirma.

    A petropolitana tem estudado para entender e estar cada vez mais por dentro desse novo mundo de possibilidades. Agora, Carla fará parte da primeira turma da EBJ no curso de extensão universitária em joalheria. O primeiro no Brasil com a chancela do MEC.

    Decidida a empreender no ramo das joias, Carla criou a sua própria marca e fala dela com orgulho, a Joias Origem. Ela conta que o nome da marca vem da sua ancestralidade. A empreendedora irá criar a sua primeira coleção, no trabalho de conclusão de curso que produzirá no EBJ, e fará a apresentação da marca em uma exposição que acontece todos os anos no Rio de Janeiro, a Joialerismo.

    Últimas