• Carrefour tem lucro líquido de R$ 221 Mi no 3º trimestre, alta de 67,4% ante um ano antes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/out 18:20
    Por Talita Nascimento e Júlia Pestan / Estadão

    O Carrefour registrou lucro líquido controladores de R$ 221 milhões no terceiro trimestre de 2024, alta de 67,4% ante o mesmo período do ano passado. Já o mesmo indicador ajustado do controlador praticamente dobrou (94,6%), passando de R$ 212 milhões para R$ 412 milhões, com a ajuda de menores juros de empréstimos intercompany e de carga tributária.

    O diretor vice-presidente de Finanças (CFO) do Grupo Carrefour Brasil, Eric Alencar, reforçou que o resultado veio mesmo após os questionamentos do mercado sobre o impacto do parcelamento de compras na rede Atacadão em três vezes, divulgado no último trimestre. “Fomos questionados em relação a isso, mas agora entregamos um lucro que é mais que o dobro do que o mercado esperava. Nada melhor do que os números para comprovar que as nossas teses estavam certas”, disse. Ele reforçou que o parcelamento atingiu um teto de despesas financeiras, sem prejudicar a rentabilidade da companhia.

    O Ebitda ajustado somou R$ 1,5 bilhão no intervalo de julho a setembro, avanço anual de 5%, enquanto a margem Ebitda foi de 5,7%, em linha com o mesmo período de 2023. De acordo com o Alencar, o resultado captura efeitos positivos da alavancagem operacional por crescimento de vendas, sinergias de custos materializadas e maturidade de lojas convertidas.

    A receita líquida consolidada das vendas das lojas, por sua vez, foi de R$ 28,369 bilhões, alta de 5,1%.

    O varejo teve alta nas vendas em mesmas lojas de 7,6% no segmento alimentar e desempenho positivo de 6,2% no não alimentar, desconsiderando a venda dos postos de gasolina. As vendas totais, porém, caíram 7,9% na comparação anual, em função da redução de 22% na área de vendas.

    As vendas do Atacadão totalizaram R$ 21,4 bilhões, 8,3% acima do que foi visto um ano antes, impulsionadas pelo crescimento das vendas em mesmas lojas de 5,6% e expansão de 2,4%, com adição de 13 novas lojas de atacarejo nos últimos 12 meses. As antigas lojas do Grupo BIG transformadas na bandeira do Atacadão foram responsáveis por 12% das vendas do segmento e apresentaram um crescimento em mesmas lojas de 14% no trimestre.

    No Banco Carrefour, o faturamento somou R$ 17 bilhões no trimestre, alta de 13,9% na comparação anual. Contudo, o Ebitda ajustado do segmento cresceu apenas 0,9%. Segundo o CFO, a combinação de menor despesas e inadimplência foram as estratégias adotadas pela empresa para compensar os impactos da nova regulamentação de teto de taxa juros (Resolução 5.112/2023).

    Já a vertical de clube da empresa (Sams Club) alcançou R$ 1,5 bilhão em vendas líquidas, alta de 17% ante o terceiro trimestre de 2023. O Ebitda ajustado do segmento foi de R$ 3 milhões, enquanto o lucro bruto somou R$ 306 milhões.

    Últimas