• “Carola, uma história de autismo severo” será lançado na Nobel

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/02/2022 08:46
    Por Jussara Madeira

    Graça Maduro lança, no próximo dia 24 de fevereiro, “Carola, uma história de autismo severo”, onde relata a vida ao lado da filha Caroline, que durante 30 anos viveu com autismo severo e as comorbidades recorrentes da condição. Além de inspirar o livro, também por causa da menina, foi criado o projeto “Mundo da Carola” que dá acolhimento às famílias de autistas severos. O lançamento está marcado para às 17h, na livraria Nobel (Rua 16 de Março, 399 – Centro) e a renda obtida com as vendas será revertida para o projeto.

    Quando Caroline apareceu na vida de Graça e Sérgio, casados há pouco tempo na época, eles ainda não pensavam em ter filhos. “A mãe me procurou e me disse que ou eu ficava com ela ou ela iria deixá-la em um abrigo. Ela já tinha passado um certo tempo comigo na escola (Graça era proprietária de uma pré-escola). Na verdade, não houve motivação para adotar. Simplesmente fiz. Em 24 horas Carola já era minha filha”, lembra Graça Maduro.

    A menina, então com 1 ano e três meses de vida, já apresentava sinais de atraso motor e despertou em Graça o amor de mãe rapidamente. Aos 3 anos, foi diagnosticada com autismo. Ao longo dos 30 anos de vida de Caroline, Graça tentou oferecer qualidade de vida para Carola e todo amor que pôde dar à filha, mesmo com todas as dificuldades impostas pelo autismo severo.

    A relação, além de inspirar o livro, também foi o incentivo para a criação do projeto “Mundo da Carola”. A renda obtida com as vendas será revertida para o “Mundo da Carola”, que dá acolhimento às famílias de autistas severos.
    Foto: Arquivo Pessoal.

    A proposta do livro foi uma iniciativa da Editora Literar, que se interessou pela história após Graça Maduro publicar um texto na ocasião do falecimento da filha, na página do Facebook ‘O Autismo em Minha Vida’. Na obra, de 204 páginas, Graça Maduro conta essa história de luta e de amor com o objetivo de fazer um alerta aos pais de autistas severos para que iniciem o quanto antes os tratamentos a fim de proporcionar aos seus filhos melhores condições de vida.

    “Precisamos conscientizar sobre as comorbidades que cursam com o autismo. E que se não forem diagnosticadas e tratadas levam à morte”, explica. “O que digo para todas as mães é que nunca desistam de seus filhos por maior que seja a tormenta”, completa.

    Sobre o projeto “Mundo da Carola”, é oferecido apoio às famílias com ajuda de doações e apadrinhamentos para custear exames, medicamentos e outras demandas que não são oferecidas pelo SUS. Com o grande engajamento nas redes sociais, Carola vem se tornando um símbolo nessa luta pela visibilidade do autismo com comorbidades e assim surgiram os pedidos de ajuda e a proposta de ajudar. Quem quiser conhecer e entrar em contato é só acessar o endereço www.mundodacarola.com.br.

    Últimas