• Carnaval: veja as opções de programação para curtir a folia na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/03/2019 11:54

    Na sexta-feira, véspera da folia, em tempo recorde, quatro blocos conseguiram cumprir as exigências dos órgãos de segurança e vão desfilar no carnaval na cidade. A falha na organização administrativa e o pouco tempo para cumprir os prazos foi crucial para a confirmação da realização do carnaval neste ano. Em 2018, a Prefeitura apoiou cerca de trinta blocos de rua, já em 2019, sem apoio administrativo, nem um terço dos blocos vai conseguir desfilar. 

    Nem mesmo o evento “Deixa Ela Ser Carnaval” que estava sendo promovido pelo Sesc Nogueira, na Praça de Nogueira, será realizado. O Sesc emitiu uma nota dizendo que a iniciativa de cancelar o evento foi motivada pelos cancelamentos de blocos na cidade. “A instituição entendeu que o evento poderia atrair um excessivo número de foliões, fugindo da proposta familiar no Carnaval Sesc”, diz um trecho da nota. Somente a programação que será realizada na unidade Sesc Nogueira está mantida. 

    A polêmica em relação as autorizações para os desfiles começou no início de fevereiro quando os representantes dos blocos foram comunicados pelo Instituto Municipal de Cultura e Turismo (IMCE), de que neste ano, cada representante teria que solicitar o nada a opor e o alvará individualmente, diferente do que vinha sendo feito nos últimos anos, quando a Prefeitura fazia um único pedido nos órgãos de segurança para todos os eventos. 

    Já com prazo estourado para juntar a documentação e solicitar as autorizações, boa parte dos blocos foi desistindo pelo caminho. A preocupação com a concessão das autorizações partiu, inclusive, dos próprios órgãos de segurança, como Corpo de Bombeiros. Como veio sendo noticiado pela Tribuna de Petrópolis, desde o dia 11 de fevereiro. 

    Com isso, nesta semana, o juiz titular da 4ª Vara Cível Jorge Luiz Martins Alves, com o auxílio da Vara da Infância e Juventude, por meio do Promotor de Justiça Vicente de Paula Mauro Júnior, convocou duas audiências especiais para discutir o assunto, que contou com a participação de representantes da Prefeitura, 15º Grupamento Bombeiros Militar, 26º Batalhão Polícia Militar, Delegacias da Polícia Civil (105ª e 106ª). 

    A falta de comprometimento por parte do governo municipal no planejamento dos eventos públicos, foi o principal tema debatido durante a audiência. Na decisão declaratória do juiz, proferida após exaustivo debate com os órgãos de segurança, deixa claro o descaso e desrespeito a legalidade que deveria ser obedecida para a realização dos eventos. 

    Os blocos autorizados são o Vai Quem Quer, que desfila de sábado a terça-feira de 20h às 23h, com concentração na Praça Clementina de Jesus, no Centro. O Bloco Guerreiros da Vinte desfila no domingo, com concentração às 9h, no ponto final do ônibus da Rua 24 de Maio, e vai até às 17h próximo ao Centro de Moda da Rua Teresa. O Bloco Tem Ki Ver desfila na segunda-feira, entre 11h e 19h. E na terça-feira, a partir de 11h, quem desfila é o Bloco Secos e Molhados, em Corrêas. 

    E as falhas custaram caro, blocos tradicionais como o Bloco das Piranhas que há 40 anos desfilava na Praça de Corrêas foi cancelado. O representante justificou que não tinha tempo hábil para juntar toda a documentação exigida. Parada Obrigatória (Morin), Acadêmicos do Carangola (Carangola), Vai dar M (Centro), Acadêmicos do Indaiá (Indaiá), Pega + não explana (Cascatinha), Tudo Errado pra dar certo (Rua Paulino Afonso), Boa Praça (Centro), Amigos do Samba (Esperança) e Intocáveis de Nogueira (Nogueira), são alguns dos blocos que não podem desfilar neste ano. A rogramação no Esporte Clube Corrêas também foi cancelada.

    Para os quatro blocos autorizados, a Prefeitura está oferecendo apoio com estrutura de banheiros químicos e a presença da Guarda Civil e CPTrans. Promovido pela Prefeitura são os eventos com programação em pontos fixos em Corrêas, Alto da Serra e Posse. 

    Programação 

    Na Posse, Corrêas e Alto da Serra, as atrações infantis acontecem todos os dias, sempre de 15h às 19h. A criançada vai poder contar com os grupos Tatá Diversões, Faz de Conta, Tindolelê, e Florisbella. E os shows são realizados sempre entre 20h e 23h. Haverá apresentações dos grupos Nosso Samba, Forma Certa, Bomba Show, Antes Samba que Mal Acompanhado, Mará, Maravilhas do Forró e Guerreiros da Vinte, além das apresentações das escolas de samba Império Serrano, Imperatriz Leopoldinense e do Quinho do Salgueiro. Na Posse, as atividades infantis acontecem no CEU e os shows no “Centrinho” do bairro. Em Corrêas todas as atividades serão realizadas na praça e no bairro Alto da Serra as atividades acontecem na quadra comunitária. 

    Clique aqui e confira a programação da Prefeitura.

    Clique aqui e confira a programação do Sesc de Nogueira.

    Leia também: Clube Petropolitano promove matinês no carnaval


    Últimas