Carnaval sem folia, mas com registros de aglomerações nas praças da Liberdade e em frente a Catedral
Devido a pandemia da covid-19, o Carnaval desse ano vai ser diferente. Sem desfiles, bailes e aglomerações para conter o avanço da doença, os festejos foram proibidos em toda a cidade. No entanto, as restrições não impediram que centenas de pessoas se aglomerassem na noite de sexta-feira (12), nas praças da Liberdade e em frente a Catedral São Pedro de Alcântara, no Centro.
Apesar da presença de viaturas da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM) era grande o número de jovens, em sua maioria sem máscaras, nesses locais e também nos arredores da Rua 13 de Maio. Em nota, a Prefeitura de Petrópolis informou que intensificou a operação Choque de Ordem na noite de sexta.
De acordo com a Prefeitura, equipes de fiscalização da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Posturas, Vigilância Sanitária, além da Guarda Civil abordaram frequentadores de bares e restaurantes da Rua 13 de Maio, do Centro, Praça da Liberdade, Castelânea (Praça Pasteur), Quitandinha, Correas e Itaipava. O governo municipal informou que “todos os estabelecimentos encerraram as atividades no horário previsto em decreto e nenhum foi autuado”.
“Vamos manter todas as ações para podermos combater a disseminação do coronavírus na cidade. Também conto com a compreensão das pessoas na prevenção, evitando aglomerações. A vacina está chegando aos poucos, mas ainda não está disponível para todos, por isso devemos manter todos os cuidados. O vírus está aí. Precisamos que todos continuem seguindo as orientações dos profissionais de saúde”, afirmou a secretária da SSOP, Karina Bronzo.
A Prefeitura informou ainda que as imagens registradas pelas 56 câmeras do Centro Integrado de Operações (CIOP) serão utilizadas pelas equipes para identificar pontos com aglomerações durante o período de Carnaval. Caso alguma ocorrência neste sentido seja flagrada, a ação de resposta dos órgãos de segurança será imediata.