• Carboidrato e proteína em treinos e provas longas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/04/2023 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Saunders MJ (2018) e colaboradores mostraram em seus estudos que nos esportes de longa duração a suplementação de carboidrato durante a maratona e imediatamente depois, quando comparada com suplementação de carboidrato + proteína, ajudou na recuperação da energia e dor muscular tardia. Além disso, já é bem estabelecido que nas corridas que duram mais de uma hora é preciso fazer suplementação de carboidrato da dose adequada antes, durante e depois da corrida ou treinos.

    Sabe-se também que dieta pobre em carboidrato interfere no Limiar Anaeróbio antecipando a fadiga muscular e isso é muito óbvio. Se falta combustível o carro tem “pane seca”.

    Outra evidência está na questão do sistema imunológico. Um interessante estudo conduzido por pesquisadores do Reino Unido Witard et al. (2014), mostrou que uma dieta rica em proteína e carboidrato durante treinos de longa duração pode reduzir a incidência de sintomas de infecções do trato respiratório superior (janela aberta) por prevenir deficiência no sistema imunológico.

    Muita gente está treinando para as Meias Maratonas e Maratonas no meio do ano. É super importante treinar com orientação profissional de seus treinadores e Nutricionistas. É nos treinos longos que se deve testar a suplementação certa para cada um.

    Vale lembrar

    Nutrição é individual. O treino no volume e na intensidade certa, além de uma dieta adequada antes, durante e depois de cada treino, é o que vai garantir desfrutar com alegria e satisfação daquilo que mais gostamos de fazer. Correr sem perder energia ou se machucar. E tem gente que vive demonizando os carboidratos.

    Literatura Sugerida: 1) Saunders MJ et all. Protein Supplementation During or Following a Marathon Run Influences Post-Exercise PubMed Nutrients (2018) – 2) Witard OC, et al. High dietary protein restores overreaching induced impairments in leukocyte trafficking and reduces the incidence of upper respiratory tract infection in elite cyclists. Brain Behav Immun. (2014).

    Últimas