• Capela da Basílica de São Pedro é aberta para último adeus a Bento XVI

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/01/2023 08:54
    Por Redação O Estado de S. Paulo / Estadão

    As portas da capela da Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde está exposto o corpo do Papa emérito Bento XVI, foram abertas nesta segunda-feira (2), para que os fiéis possam dar o último adeus. Os ritos de despedida começaram às 9h do horário local (5h no horário de Brasília). O pontífice emérito morreu no último sábado, dia 31, aos 95 anos.

    Centenas de fiéis aguardam na fila desde as primeiras horas da manhã para entrar na Basílica de São Pedro, onde o caixão de Bento XVI foi colocado na nave central, em frente ao altar de confissão e ao lado do famoso dossel de Bernini.

    Cerca de 35 mil pessoas são esperadas para se despedir, durante os três dias em que a capela permanecerá aberta para visitação. Além disso, 60 mil devem comparecer ao sepultamento, que ocorrerá na quinta-feira (5), na cripta da basílica, e será presidido pelo Papa Francisco.

    O corpo foi transferido do mosteiro Mater Ecclesiae, onde Joseph Ratzinger residia desde sua histórica renúncia em fevereiro de 2013 e onde, neste domingo, foi velado por amigos, cidadãos e funcionários do Vaticano, além de cardeais e membros da Cúria.

    Antes da abertura da capela funerária da basílica nesta manhã, uma liturgia privada foi celebrada com os cardeais e as pessoas mais próximas do pontífice. Autoridades também estiveram presentes, como a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

    Os primeiros lugares da fila foram ocupados por padres estudantes de teologia em Roma vindos da Índia. Eles entraram para se despedir de Bento XVI e permaneceram alguns minutos diante do caixão, que estava acompanhado pelo fiel secretário Monsenhor Georg Gänswein e pelo cardeal italiano Mauro Maria Gambetti.

    O grupo relatou à mídia local que se levantou cedo para se despedir daquele que consideram o maior teólogo dos últimos séculos, depois de Santo Agostinho. Embora sejam jovens e não tenham vivido plenamente o seu pontificado, disseram que “tinham estudado todos os seus textos” e que, além de admirar Ratzinger “por ser Papa, o admiravam também como um grande teólogo”.

    Além disso, muitas freiras também já estavam na fila, assim como numerosos romanos que queriam se aproximar para cumprimentar o Papa emérito. A fila deve aumentar ao longo do dia, quando turistas e curiosos presentes na capital italiana também se juntarão aos fiéis. Por causa disso, as medidas de segurança foram reforçadas na área, com presença policial e a interdição do trânsito em algumas ruas que circundam a praça.

    Nas primeiras fotos divulgadas neste domingo pelo Vaticano, Joseph Ratzinger estava vestido com as vestes pontifícias, a casula vermelha sobre a túnica branca, assim como a mitra na cabeça. Mas, como renunciou, não estava usando o pálio, a estola de lã branca que é usada nos ombros e que, assim como o Anel do Pescador, representa um dos poderes do assento de Pedro.

    Últimas