• Capacitação para prevenção e combate a incêndios florestais é realizada em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/maio 15:40
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    Com o objetivo de prevenir e reduzir impactos de incêndios florestais durante o período de estiagem, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou, nesta semana, o curso de capacitação em Prevenção e Defesa Florestal. A ação tem como objetivo preparar a sociedade civil para atuar no apoio ao combate e prevenção de incêndios florestais, promovendo a proteção dos recursos naturais e o fortalecimento da consciência ambiental. A capacitação, organizada pela Gerência de Guarda-Parques (Ggpar) e pela Reserva Biológica de Araras (Rebio Araras), foi realizada em Petrópolis, e contou com a participação de mais de 40 pessoas, entre os quais funcionários de condomínios, empresas e moradores da região.

    Os participantes do curso receberam orientações teóricas e práticas sobre como agir de forma segura e eficiente em situações de risco, tornando-se aliados importantes na preservação das áreas florestais da região.

    Fotos: Divulgação

    “Estamos entrando no período de estiagem com todos os esforços empenhados para a prevenção aos incêndios florestais. Esta iniciativa mobiliza a sociedade civil e soma as demais ações que estão em andamento. Fortalecemos a equipe de guarda-parques, com 145 novos integrantes que foram treinados para o combate a incêndio; temos hoje um efetivo de mais de 300 guarda-parques preparados para atuar e infraestrutura para resposta. Iniciamos esta semana o programa Fumaça Zero, que tem foco na conscientização da população. Nosso objetivo é reduzir os incêndios florestais”, assinala o secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

    No primeiro dia, os participantes receberam conteúdo teórico, com foco em primeiros socorros e combate a incêndios florestais. No segundo dia o grupo participou de aula prática, colocando em ação os conhecimentos adquiridos, por meio de situações simuladas e técnicas de combate a incêndios florestais.

    “Solicitamos este curso, pois a capacitação é uma oportunidade valiosa para formarmos agentes conscientes, fortalecer a rede de proteção ambiental da nossa região e preparar cidadãos para agir com responsabilidade e segurança diante de situações de risco”, frisa o chefe da Rebio Araras, Rômulo Troyack.

    Leia também sobre Petrópolis e região:

    Últimas