• Cantinho do Corretor: momento favorável do mercado está com dias contados?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/04/2021 08:00
    Por Fabrício Junqueira

    Caros leitores, foi divulgado, na semana passada, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), uma expectativa de estabilização nas vendas de lançamentos imobiliários em comparação com o ano passado. A princípio, a entidade imaginava um aumento, mas voltou atrás e divulgou este dado.

    Mas o que fez essa expectativa ser reduzida? De acordo com matéria do Globo do último sábado, especialmente, o aumento dos custos da construção civil, que, no caso das matérias-primas, foi impulsionado pela alta do dólar. Já há uma expectativa de aumento de até 6% nos preços dos imóveis neste ano, de acordo com o Fipe/Zap.

    Outro fator que surge no médio prazo é o aumento da taxa Selic, que deve refletir nos financiamentos. Houve um aumento de 2 para 2,75% e o Banco Central deve realizar um novo aumento para maio. Especialistas indicam que esses aumentos causarão uma redução na demanda por financiamentos imobiliários, depois que a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), registrou, em janeiro e fevereiro, uma alta de 77% na compra de imóveis financiados, em comparação com o mesmo período de 2020.

    Afinal, o que esses indicadores significam para quem trabalha ou busca investir no mercado de Petrópolis? Eles servem de alerta para uma boa estratégia imobiliária! Sempre que ocorrem mudanças como estas no mercado imobiliário, o primeiro setor que sente é o setor de lançamentos e, depois, o setor de imóveis usados. Porém, boas oportunidades são sempre raras, independente do momento. Se você acha que com essas notícias haverá uma tendência de queda nos valores dos imóveis, não se engane, isso não ocorrerá! Petrópolis está com uma alta procura de imóveis e fatores como estes tendem a frear um pouco alguns investimentos, mas o mercado está bastante sólido e sem perspectivas de ser impactado em seus valores.

    Portanto, se você já tem planos de comprar, não adie, pois os preços não devem reduzir, bem como as oportunidades continuarão sendo adquiridas por outros compradores. Se você não tem planos de comprar agora, atente-se então para os novos fatores no horizonte e veja se não vale a pena adiantar seu plano e comprar agora, para não ser afetado por novos aumentos na cadeia produtiva do mercado. O momento para comprar é agora!

    Dúvidas ou sugestões? Entre em contato pelo WhatsApp (24) 99295-3751.      

    Aniversariantes da semana

    Dia 04:

    Nelson Itamar da Matta – Creci 20.332,

    Helena Maria Figueiredo Quadros – Creci 28.863,

    Claudemir Luiz Hang Ferreira Alves – Creci 40.934;

    Dia 05:

    Alexandre Paulo Ferreira Teixeira Junior – Creci 54.096,

    José Pinto Lima Neto – Creci 41.937,

    Fabio de Carvalho Melo – Creci 57.854;

    Dia 06:

    Geraldo Luiz Thomaz da Costa – Creci 59.652,

    Monica Alves de Quadros – Creci 16.760,

    Monika Terra de Sousa – Creci 39.261,

    Jordan Rosa Canalles dos Santos – Creci 63.857,

    Fernando Barbosa da Silva – Creci 69.993;

    Dia 07:

    Sinival Soares – Creci 11.107,

    Gilmar Chaves de Barros – Creci 12.914,

    Monica Pedreira Pinheiro de Lemos Tavares – Creci 49.798;

    Dia 08:

    Ricardo Nahon– Creci 31.108,

    Marcelo Francisco Rodrigues da Silva – Creci 41.197;

    Dia 09:

    Carlos Eduardo Zilves França Viana – Creci 71.615;

    Dia 10:

    Antonio Carlos Hoelz– Creci 5.610,

    Luciana Fonseca da Penha – Creci 32.288,

    Ana Paula Ferreira Stumpf – Creci 66.135.

    Nossos parabéns a todos vocês!

    * Fabrício Junqueira é delegado do Creci em Itaipava.

    Últimas