• Cantinho do Corretor: Lições sobre o escândalo do Zap Imóveis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/09/2021 08:00
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Caros colegas corretores, na última semana tivemos um assunto pra lá de polêmico que rodou o cenário dos profissionais do mercado imobiliário em nosso país. O conhecido portal Zap Imóveis, recentemente adquirido pela empresa OLX Brasil por cerca de 2 bilhões de reais, promoveu uma campanha em que incentivava proprietários de imóveis a anunciarem em seu portal sem a necessidade da intermediação de um corretor de imóveis, realizando o anúncio diretamente para venda e o próprio portal ajudaria a encontrar um comprador. Ocorre que mais de 90% dos anunciantes do referido portal são corretores de imóveis ou imobiliárias e isso nos irritou profundamente, pois foi uma verdadeira traição virar as costas para quem fez o portal ser o sucesso que é.

    Imediatamente houve uma série de retaliações, desde os Crecis de praticamente todo o Brasil, que emitiram notas de repúdio, até os milhares de corretores que invadiram as redes sociais do portal para manifestarem suas críticas, até as centenas de imobiliárias e corretores que cancelaram seus planos com o referido portal, além de relevantes cortes no patrocínio de eventos como o Conecta Imobi, que pertence ao portal.

    Depois desse verdadeiro escândalo, o portal viu o embaraço em que se envolveu e emitiu uma nota de arrependimento pelo ocorrido. Contudo, a péssima impressão não foi apagada e agora vamos ver como será o comportamento do portal Zap com os corretores a partir de agora, se serão parceiros ou concorrentes nossos.

    Mas, depois disso tudo, é possível tirarmos que tipo de lição? Afinal, somos reféns desses portais, por eles terem uma boa divulgação dos imóveis que anunciamos, ou não precisamos deles? Temos como trabalhar sem eles ou há luz no fim do túnel?

    Embora os portais sejam importantes, não se pode simplesmente dizer que não servem para nada pois isso não é verdade. Sem dúvidas é possível trabalhar sem os portais, mas é preciso ser um profissional organizado e trabalhar duro. Seguem algumas dicas:

    1 – Tenha um site imobiliário: Se você não quiser trabalhar com os portais de imóveis, é importante ter um site com os seus imóveis divulgados, pois você tem como expor sua carteira de imóveis para oferecer. Importante também você aprender o básico sobre Google Ads, a fim de impulsionar seu site e ser bem ranqueado nas pesquisas do Google, pois os portais de imóveis são os maiores patrocinadores e estão sempre bem ranqueados.

    2 – Tenha uma rede social: Outra forma de interagir com os clientes, de forma recorrente, é ter uma rede social. Isto porque, diferente do site, na rede social o cliente segue você e toda a publicação que você fizer, ele verá e assim você cria uma audiência fiel para seus anúncios.

    3 – Creci-RJ Marketplace: Proposta de campanha da diretoria recém-eleita para o triênio 2022-2024, o Creci-RJ, após esse evento do Zap Imóveis, mais do que nunca, deve investir pesado numa plataforma capaz de fazer os corretores de imóveis terem um protagonismo na internet maior do que essas empresas, afinal de contas o melhor imóvel está sempre nas mãos do corretor de imóveis.

    Portanto, lembre-se que o corretor de imóveis jamais será refém desses portais, especialmente os portais antiéticos, que pensam que podem automatizar tudo em nossa sociedade para ganhar mais dinheiro. O corretor de imóveis é insubstituível, sabe por quê? Porque só este profissional agarra o trabalho no dia a dia e sai debaixo de sol e chuva para conseguir o melhor negócio para seus clientes, coisa que nenhum portal de imóveis fará! Viva o corretor de imóveis!

    Dúvidas ou sugestões? Entre em contato pelo Whatsapp (24) 99295-3751.      

    O DECRETO 198 DE 2021 – ERRATA

    A coluna vem esclarecer a respeito do Decreto 198/2021, que a Prefeitura de Petrópolis havia promulgado, afetando o trabalho dos corretores autônomos na cidade, que tal decreto havia sido revogado 6 dias depois de sua promulgação, pelo decreto 200/2021, não havendo mais que se falar, portanto, em recadastramento de corretores de imóveis em nosso município.

    ANIVERSARIANTES DA SEMANA:

    Dia 20: Sidnei Carlos Duarte – Creci 8.743, Flavio Henrique Moreira de Mello – Creci 32.309, Cristina Imbert Domingos – Creci 70.970, Irene Eugenia Dutra da Rosa de Medeiros – Creci 50.125, Caio Madeira Leal Nunes – Creci 61.316;

    Dia 21: Vania Souza Costa – Creci 20.755;

    Dia 22: Maria Fatima de Nobrega e França Brazão – Creci 54.877, João Fernando Sorsonas de Freitas – Creci 35.825, Daniel Rodrigo Versiani – Creci 69.788;

    Dia 23: Paulo Cezar Ribeiro Pereira – Creci 32.083, Fatima Guimarães Sorsonas – Creci 61.374, Guilherme Capobiango – Creci 26.080, Carlos Peter de Almeida Tavares – Creci 69.293;

    Dia 24: Roberta D´Ângelo Cunha Leite Penna – Creci 64.536;

    Dia 25: Gilson Loureiro Peccini – Creci 16.248, Marcos Paulo de Miranda – Creci 54.350;

    Dia 26: Cosme de Souza – Creci 57.883, Claudio Brum de Almeida – Creci 20.594;

    Nossos parabéns a todos vocês!

    * Fabrício Junqueira é Delegado do Creci em Itaipava.

    Últimas