• Candidatos têm até 30 dias para retirar propagandas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/10/2016 17:55

    Os candidatos a prefeito e vereador que participaram das eleições 2016 têm até 30 dias para retirar todo o material de propaganda das ruas da cidade. A determinação inclui a retirada de adesivo de automóveis e também nos imóveis, além de qualquer tipo de objeto registrado que faça menção a determinado número, candidato ou coligação. O prazo é regularizado por uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e se descumprido poderá ser ajuizada representação contra o candidato e também contra o partido e a coligação da qual ele faz parte.

    A  Tribuna percorreu algumas ruas e bairros da cidade e identificou pouco material de campanha. Isso porque muita gente optou por retirar os adesivos dos carros antes do dia do pleito. "Eu tinha visto no jornal que era proibido ter adesivo no dia da votação. Aí depois me disseram que estava tudo certo, e que tinha sido autorizado. Só que, quando cheguei no Centro e não vi praticamente nenhum carro adesivado fiquei preocupado, e preferi tirar antes", disse Rosângela Weendling, 32 anos, empresária. 

    Em todo o Centro da cidade apenas cinco carros foram flagrados pela equipe da Tribuna ainda com propaganda. "Realmente eu não tenho mais visto isso por aqui. Essa campanha foi bem diferente, está muito mais limpa e muito menor", disse Felipe Brandolin, 27 anos. 

    Quanto à propaganda eleitoral de candidatos a vereador da cidade, nenhum adesivo ou faixa foi visto pela equipe da Tribuna.

    Representações e processos

    O Ministério Público Eleitoral, por meio de suas promotorias eleitorais, propôs mais de 460 ações de impugnação de registro de candidaturas (AIRCs) nas eleições, além de ter emitido 610 pareceres sobre pedidos de registro de candidatura. Foram ajuizadas também mais de 313 representações por propaganda irregular, segundo os dados mais recentes. 

    A Tribuna procurou o Tribunal Regional Eleitoral de Petrópolis para saber sobre o material já apreendido na cidade, e sobre como será feita a fiscalização do que restou da propaganda nas ruas, no entanto, o órgão hoje atendida apenas urgências. Nossa equipe foi informada de que a equipe de fiscalização só retornará na quinta-feira. 

    Últimas