• Candidatos que ainda não se inscreveram podem se cadastrar para estudar na rede estadual

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Estudantes devem fazer a inscrição pelo site Matrícula Fácil e escolher as vagas disponíveis no sistema

    03/fev 14:35
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação/Governo do Estado

    A partir desta segunda-feira (03), os estudantes que ainda não fizeram inscrição, não confirmaram a matrícula e/ou não conseguiram vaga poderão acessar o site Matrícula Fácil e fazer a inscrição para estudar na rede estadual de ensino em 2025. São mais de 1,2 mil unidades com oportunidades para Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), Interculturais, de Itinerários de Formação Técnica e Profissional, entre outras opções.

    Após acessar o site Matrícula Fácil, os interessados deverão verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis. Nesta segunda fase, a vaga é direta, ou seja, o aluno pode escolher dentre as vagas disponíveis no sistema e, após a confirmação dos dados, deverá comparecer à unidade escolar em até 48 horas com toda a documentação solicitada.

    O processo de matrícula ocorrerá exclusivamente de forma on-line. Caso o responsável ou aluno (se maior de idade e capaz) não tenha acesso à internet, poderá comparecer à unidade escolar para realizar a inscrição.

    No ato da confirmação da matrícula, os candidatos deverão apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

    I – Certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou documento que a substitua e CPF, se possuir – original (será devolvida no ato);

    II – Histórico Escolar ou declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;

    III – Carteira de identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;

    IV – Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso), conforme Lei Estadual nº 10.186/2023, na forma prevista no § 3º, art. 19;

    V – Comprovante de residência com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula;

    VI – Atestado médico específico para a prática de atividade física de alto rendimento, no caso de matrícula nas unidades escolares com Ensino Médio Itinerário de Esporte;

    VII – Documentação que comprova o vínculo familiar, no caso de o candidato ter declarado possuir irmão matriculado ou pleiteante à vaga na Rede Estadual da Secretaria de Estado de Educação/SEEDUC, para o ano letivo de 2025.

    Vale destacar que apenas o cadastro no site não garante a vaga do estudante na escola. É necessário, após essa inscrição, que o candidato maior de 18 anos ou o responsável do candidato menor de idade compareça à unidade escolar, em até dois dias úteis, com toda a documentação solicitada.

    E caso o aluno já tenha confirmado sua inscrição na escola e tenha interesse em mudar de unidade, ele pode tentar a transferência informatizada, também pelo site Matrícula Fácil, a partir do dia 5 de fevereiro.

    Confira mais notícias de Petrópolis e região:

    Últimas