
Candidatos do Vestibular Cederj 2025.2 já podem dar entrada no pedido de isenção, cota e ação afirmativa
Os candidatos que desejam concorrer às vagas do Vestibular Cederj 2025.2 já podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição e fazer a pré-inscrição no sistema de cotas, ação afirmativa e reserva de vagas para professor da rede pública. O prazo vai até 13 de abril e deve ser realizado pela página do Cederj. O Vestibular Cederj é organizado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O resultado da análise do pedido de isenção, cota ou ação afirmativa será publicado no dia 30 de abril, na página do vestibular. Após a divulgação, aqueles que tiverem os requerimentos deferidos podem realizar a inscrição no processo seletivo, no período de 30 de abril a 15 de maio. Os candidatos que não obtiverem a isenção têm até 16 de maio para realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 89,90.
Os candidatos inscritos no Vestibular Cederj 2025.2 vão concorrer a vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior do Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
Os cursos
As vagas do Vestibular Cederj 2025.2 são oferecidas para o segundo semestre letivo de 2025 nos cursos: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo.
Inscrição ampla concorrência
O prazo de inscrição para os candidatos que não têm direito à cota ou ação afirmativa e que vão fazer o pagamento da taxa, é de 14 de abril a 15 de maio. A taxa é no valor de R$ 89,90 e deve ser paga até 16 de maio. Para acessar o link para inscrição clique aqui.
Ingressantes têm direito a chip de telefonia móvel
Os candidatos aprovados vão receber chips de telefonia móvel para facilitar o acesso à internet gratuita. O chip oferece tecnologia 3G/4G ou superior, cobertura nacional, ligações locais e interurbanas ilimitadas, 30 SMS diários e um aplicativo personalizado compatível com iOS e Android.
O objetivo, segundo a Fundação Cecierj, é apoiar o aprendizado e reduzir a evasão escolar, garantindo a todos uma conexão de qualidade. Com esse chip, cerca de 180 mil pessoas, entre alunos e tutores de projetos educacionais da Fundação Cecierj, têm acesso à internet ilimitada para acessar as plataformas de aprendizagem, além de 2 gigabytes extras.
Confira mais notícias de Petrópolis e região: