• Candidatos às vagas para os novos Conselhos Tutelares passam por processo seletivo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/05/2019 12:00

    Os possíveis candidatos às vagas que vão definir os novos membros dos Conselhos Tutelares do município já estão em fase de processo seletivo. Ao todo, dez pessoas serão eleitas para assumir o cargo de quatro anos, a partir de 2020. A votação, que é aberta para toda a população, está prevista para acontecer no dia 6 de outubro.

    Enquanto isso, os inscritos estão se preparando para passar por processos de escolha, em caráter eliminatório. No dia 9 de junho, a primeira etapa será uma prova com 50 questões de múltipla escolha. Quem passar por esse primeiro desafio com bom desempenho, vai participar de um curso de capacitação, na Casa da Educação, também em caráter eliminatório.

    Após os dois testes, haverá uma reunião onde a comissão eleitoral apresentará aos candidatos habilitados todas as regras eleitorais para a campanha, como o nome e o número dos candidatos que concorrerão às vagas. Essa etapa será publicada no Diário Oficial.

    Todo o processo eleitoral é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com fiscalização rigorosa do Ministério Público, através de dois Promotores de Justiça da Infância e Juventude.

    "Durante o trabalho realizado até o momento, não foi constatado nada de irregular. Vale lembrar que todo o processo passa por uma análise rígida do MP", disse o promotor Odilon Lisboa Medeiros.

    "Nesse momento em que há o processo eleitoral, qualquer cidadão pode noticiar fatos ao Ministério Público em caso de dúvidas, ou até denúncias. Os mesmos serão apurados e, caso necessário, medidas serão adotadas", reiterou o promotor, ressaltando a transparência do processo seletivo.

    A campanha começa no dia 22 de julho e todas as informações sobre o regulamento estão disponíveis no Diário Oficial do dia 27 de fevereiro. Vale ressaltar que, dos 10 conselheiros eleitos, cinco serão destinados para o primeiro distrito – Petrópolis, e os outros cinco para os demais distritos (Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse).


    Últimas