Câncer de colo de útero: prevenir é tudo
Hoje quero trazer a vocês, especialmente às leitoras dessa coluna, um assunto de extrema importância, o câncer do colo de útero, mais precisamente o diagnóstico precoce desta doença, que traz dor e sofrimento para tantas mulheres no mundo todo. Após ter lido alguns artigos sobre o assunto, fiquei realmente assustada com o número de óbitos por conta do câncer de colo de útero, também conhecido como câncer cervical. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), este tipo de câncer é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira. Estima-se que para o biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 16.370 novos casos de câncer cervical, além de 5 mil mortes no Brasil todos os anos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse tipo de câncer leva a óbito mais de 250 mil mulheres por ano. Sabe-se que o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico adequado são cruciais para o sucesso do tratamento, pois esse tipo de câncer apresenta evolução lenta e progressiva, o que possibilita, frente a um diagnóstico precoce, tratamento apropriado e cura. O fator de risco mais relevante para o desenvolvimento da doença é a infecção pelo vírus HPV (papilomavirus humano), que pode ser transmitido sexualmente e é responsável por provocar lesões no colo do útero. Além desse vírus, outros fatores também colaboram para o desenvolvimento desse câncer, como tabagismo, múltiplas gestações, histórico familiar, entre outros.
Na maioria das vezes, o câncer cervical se desenvolve a partir de lesões ocasionadas pelo HPV, logo uma das principais formas de prevenção é sempre manter relações sexuais seguras, usando preservativo. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 72% dos brasileiros são portadores de algum tipo do vírus HPV, felizmente apenas alguns tipos estão associados a casos de câncer, para o qual existem vacinas, que em nosso país devem ser administradas para meninas e mulheres entre 9 a 45 anos e também para meninos e homens de 9 a 26 anos de idade. O câncer cervical pode se desenvolver em mulheres de qualquer idade. Contudo, podemos observar maior frequência em mulheres mais jovens e sexualmente ativas.
A forma mais eficaz de diagnóstico precoce do câncer do colo de útero é através de exames preventivos de Papanicolaou periódicos. Normalmente quando a mulher apresenta sinais e sintomas desse tipo de câncer, a doença já está em estágios mais avançados, por isso a grande importância de se realizar o exame preventivo rotineiramente, pois sendo diagnosticado precocemente, as chances de cura são altíssimas. O exame não causa dor, além de ser simples e rápido, podendo ser realizado em consultórios, postos ou unidades de saúde através de profissionais capacitados, sem contar que, o Papanicolaou pode diagnosticar outras infecções na mulher que necessitam de tratamento. Então, você, mulher, não deixe de cuidar da sua saúde, isso é muito importante, como dito nesse artigo, o câncer de colo de útero quando mais rápido for diagnosticado, maiores são as chances de tratamento e cura. Não vamos bobear! Fiquem atentas, previnam-se, sua saúde vale muito!!!