• Campos Neto: questão é o porquê de condições financeiras tão frouxas se juros estão tão altos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/jun 11:02
    Por Marianna Gualter e Cícero Cotrim / Estadão

    O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira, 10, que a grande questão agora, compartilhada por outros bancos centrais pelo mundo, é o porquê das condições financeiras estarem tão frouxas se os juros estão tão altos. Ele frisou que a inflação de serviços segue acima da meta e o mercado de trabalho apertado em muitos lugares.

    Ponderou que, apesar de permanecerem com o mercado de trabalho forte, a maioria dos países emergentes registraram alguma convergência na inflação de serviços, diferente do que ocorre nas economias avançadas.

    A dinâmica do mercado de trabalho, afirmou, gera preocupações sobre a inflação de serviços. “Nos preocupamos se isso irá se traduzir em inflação nos serviços ou se explica porque a inflação de serviços ainda está acima da meta na maioria dos lugares”, disse, em webinar promovido pela Constellation Asset Management.

    Campos Neto acrescentou que há ainda uma preocupação sobre de onde virá a desinflação nos Estados Unidos. “Nós estamos vendo uma desaceleração agora na margem na indústria, mas ainda assim, os números são fortes. No mercado de trabalho, ainda vemos números fortes em serviços.”

    Últimas