Campanha reverte tampinha de garrafa e lacre de latinhas em castrações para animais abandonados
Lacres de alumínio e tampinhas de garrafas plásticas recolhidos pela Ong GAPA-MA (Grupo de Apoio e Proteção aos Animais e Meio Ambiente) são revertidos em castração de cães e gatos abandonados no município. A campanha, que teve início em 2020, já atendeu vários animais.
Os valores arrecadados com as trocas dos materiais recicláveis custeiam as cirurgias em clínicas parceiras. Mas a quantidade necessária para reverter em uma castração é alta: são necessárias, aproximadamente 100 quilos de tampinhas ou 30 quilos de lacres para uma castração.
Por isso, também é grande a necessidade de ajuda no recolhimento e doação dos materiais. “O volume está aumentando com o tempo, tem meses que vem mais, em outros vem menos, mas nós arrecadamos entre 112 a 130 quilos, em média, por mês. No início nós doávamos para a Rio Ecopet, mas com a pandemia ficamos sem a carona para levar o material para o Rio. Com isso nos viramos por aqui. Acreditamos que até junho vamos bater a meta de duas toneladas arrecadadas em resíduos que iriam para o meio ambiente. Os animais castrados são os que nós recolhemos das ruas e são colocados para adoção. Foi uma parceria perfeita”, contou a diretora da ong, Cristiana Botelho.
Em 2020, por meio do projeto, foi possível a castração de 18 animais. Em 2021, foram 23. Quem quiser participar, é só ir juntando os lacres e as tampinhas de garrafas plásticas em casa e entregar em um dos postos de arrecadação.
Confira os locais:
- Em Itaipava:
- Feira de adoção no 1°sábado do mês no Supermercado Extra
- Feira de adoção no 3° sábado no mês no Parque de Exposições
- Durante a semana na casa de ração Superdog em frente ao Shopping Estação
- No Centro:
- Livraria Oswaldo Cruz, na Rua Alencar Lima – das14h30 às 18h
Confira a galeria de fotos dos animais disponíveis para adoção: