• Campanha “O Natal do Futuro” vai trocar cestas básicas por sandálias Havaianas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/12/2021 19:51
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Associação SOS Serra, com o apoio da marca Alpargatas, está promovendo a campanha “O Natal do Futuro – começa no presente”. Uma iniciativa que vai doar cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade em comunidades da cidade e conscientizar sobre melhores práticas sustentáveis. A marca de sandálias Havaianas fez a doação de 3 mil pares de chinelo que serão trocados por cestas básicas. 

    A primeira etapa da campanha acontece nos dias 11 e 12 de dezembro no Palácio Sérgio Fadel, sede da Prefeitura, e no Horto Mercado, em Itaipava. A SOS Serra estará nestes locais vendendo cestas básicas no valor de R$ 50, quem comprar leva de brinde dois pares de chinelos novos (adulto ou infantil). Serão 1 mil Havaianas que serão transformadas em 500 cestas básicas, beneficiando cerca de 2 mil pessoas. 

    A rede de supermercados Multimix é parceira do projeto, e participa fazendo a montagem e armazenamento das cestas que serão distribuídas. 

    Já na segunda fase, será a entrega das doações. Nos dias 18 e 19 de dezembro, a SOS Serra vai levar as cestas que novamente serão trocadas por chinelos. Mas dessa vez, as famílias que serão beneficiadas vão trocar seus pares de chinelos usados, por um par novinho e a cesta básica.

    De acordo com a idealizadora da Associação, Gisela Simas, o projeto pretende conscientizar famílias que moram em áreas de vulnerabilidade social de Petrópolis sobre a importância de cada um agir pensando na sustentabilidade, adotando práticas como a reciclagem e o cuidado com o lixo.

    “Criamos o nome o ‘Natal do Futuro’ pensando em mostrar a pessoas que vivem nas comunidades que todos precisam pensar no amanhã, agindo a cada dia de forma sustentável. Claro que é muito difícil pensar em sustentabilidade quando não se tem o mais básico como saúde, saneamento básico, educação, segurança. Mas uma campanha como essa é justamente para ajudar a conscientização em áreas vulneráveis sobre a importância da reciclagem, do cuidado com o descarte de resíduos. Isso é uma forma de levar educação e saúde a essas pessoas. E ainda fazer isso de uma maneira não paternalista, somente doando. A gente aposta na troca, na colaboração, no fazer juntos, ainda que seja trocar um chinelo por um pedaço de borracha. Todo mundo precisa fazer um pouco, mesmo com os recursos mais escassos”, diz a designer Gisela Simas.

    Conheça a SOS Serra: 

    O SOS Serra foi criado no ano passado pela designer Gisela Simas que, sensibilizada com as dificuldades que as pessoas estavam passando no início da pandemia em bairros de grande vulnerabilidade social de Petrópolis, começou a mobilizar pessoas conhecidas para uma campanha de arrecadação de alimentos. E rapidamente formou uma corrente com amigos e conhecidos querendo ajudar. A começar por sua própria família de oito irmãos, cuja casa onde viveram na infância se transformou em QG do projeto.  

    Gisela conta que uma das mais empolgadas com o mutirão do bem é sua mãe, dona Norma. “Foi ela quem ensinou a mim e a meus irmãos a sermos solidários e foi na casa onde passamos nossa infância em Petrópolis que hoje funciona a sede da SOS Serra. É lá que recebemos doações, fazemos reuniões, criamos projetos. Não poderia haver um lugar melhor no mundo”, diz Gisela. 

    O SOS Serra já doou mais de 20 toneladas de alimentos desde que começou a atuar, em ainda de maneira informal. Em setembro, o projeto virou associação, uma instituição sem fins lucrativos caracterizada pela união de com interesses comuns, como assistência social.

    *Matéria atualizada em 07/12/21 para correção de informação.

    Últimas