Campanha Maio Amarelo termina com resultado positivo
A campanha do Maio Amarelo terminou na última quinta-feira (31) com um resultado positivo: uma queda de 8% no número de acidentes de trânsito registrados pelo Corpo de Bombeiros. Este ano, foram 53 casos contra 58 contabilizados no mesmo período do ano passado. Já no número de mortes houve um aumento: foram duas registradas em maio de 2017. Este ano, foram quatro vítimas fatais.
Para o comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ramon Camilo, as campanhas de conscientização podem ter surtido efeito. "Durante todo o ano, fizemos campanhas nas ruas, nos pontos considerados mais críticos, como forma de sensibilizar os motoristas. E a Prefeitura também promoveu a Campanha do Maio Amarelo, em parceria com os bombeiros e outros órgãos, que visa promover um trânsito mais seguro", lembrou o comandante.
Apesar das campanhas de conscientização, outro fator pode ter contribuído para a redução do número de acidentes: a greve dos caminhoneiros. A paralisação começou no dia 21 e terminou esta semana e trouxe como consequência o desabastecimento nos postos de combustíveis. Durante uma semana, as refinarias e distribuidoras tiveram bloqueios dos manifestantes e os caminhões tanque só conseguiram sair para abastecer os postos com a escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM).
Sem gasolina ou álcool nos tanques, a quantidade de veículos nas ruas reduziu. "Durante uma semana, não registramos quedas de moto, por exemplo. A média de ocorrências deste tipo era de duas a três por dia", comentou o tenente-coronel Ramon Camilo. De acordo com o levantamento do Corpo de Bombeiros, entre os dias 21 e 28 de maio, foram sete acidentes no total. Já entre os dias 14 e 19 (uma semana antes da greve dos caminhoneiros) foram contabilizados pela corporação, 13 ocorrências. Destas, quatro registros foram de quedas de moto.
Outro dado que chama atenção, é a quantidade de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. De acordo com os dados do Corpo de Bombeiros, em todo o mês de maio deste ano, das 53 ocorrências, quase metade envolveram este tipo de veículo: foram 29 no total.
"As quedas de moto continuam sendo a nossa maior preocupação. Conscientizar o motorista e sensibilizar sobre os cuidados para um trânsito seguro é o objetivo das campanhas. É preciso ter cuidado e responsabilidade, respeitando sempre as leis de trânsito", frisou o comandante do Corpo de Bombeiros. "Como exemplo, só hoje (ontem), foram duas ocorrências envolvendo moto com vítimas atendidas pelas nossas equipes", concluiu o tenente-coronel Ramon Camilo.