Campanha de vacinação contra raiva animal começa neste sábado

  • 19/05/2017 18:05

    A campanha de vacinação contra raiva animal começa neste sábado (20.05). Dividida em um cronograma que prevê ações durante sete meses, a imunização começa pelos bairros Mosela, Quitandinha e Bingen. Serão 19 pontos de vacinação em funcionamento em postos fixos e em sistema volantes em horários alternados, entre 9 e 17h. A ação pretende alcançar 6.780 animais nestes bairros para que cães e gatos vacinados permaneçam protegidos por um ano.

    Até o fim da campanha a Secretaria de Saúde, por intermédio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, estima imunizar 29.802 cães e 5.960 gatos em todo município. Para isso, a equipe de vacinação foi orientada sobre os procedimentos que devem ser adotados durante a campanha, como por exemplo, não vacinar animais doentes ou debilitados.

    “A campanha foi dividida em etapas e será realizada de 20 de maio a 11 de novembro. A vacinação é anual e no cronograma nós calculamos os bairros onde foi iniciado no ano passado para que todos estejam protegidos. Precisamos manter o município sem índices de casos da doença e para isso, a participação d a população levando os seus cães e gatos para a vacinação é essencial”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

    A vacina não apresenta contraindicação. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini, ressaltou que os animais precisam estar saudáveis e devem ter a partir dos três meses de vida.

    “O animal deve ter, no mínimo, mais de três meses de vida e estar em perfeitas condições de saúde. Nós só não iremos fazer a imunização em animais que estejam debilitados ou doentes como, por exemplo, com diarreia ou vômitos”, explica Maria Beatriz Fagundes Pellegrini.

     O transporte de cães e gatos deve ser feito de maneira adequada, ou seja, cães de pequeno porte e gatos devem ser lavados em caixas para transporte e animais de grande porte com coleiras e focinheiras, se forem agressivos.

    “Crianças não devem conduzir o animal para vacinação, pois pode ocorrer um acidente. Já aconteceu de gatos fugirem, porque foram levados nas mãos. Todos os animais devem estar com coleiras e transportados de forma segura para evitar o estresse da vacinação. 

    Caso o dono tenha o cartão de vacina do ano passado ele pode levá-lo, mas se  não tiver, o vacinador entregará um novo documento com os registros ao dono”, disse Maria Beatriz Fagundes Pellegrini.

    Postos de Vacinação – 20/05

    Mosela:

    Escola Municipal Salvador Kling –De 9h às 17h

    Escola Municipal Bataillard – De 9h às 17h

    – Vacinação Volante – Quarteirão Brasileiro / Pedras Brancas

    Local: Associação de Moradores da Rua João de Deus de 9h às 11h30

    Local: Associação de Moradores Pedras Brancas de 13H às 17h

    – Vacinação Volante – Alberto de Oliveira / Batista da Costa

    Local: Próximo ao BNH Alberto de Oliveira de 9h às 12h

    Local: Ponto final do ônibus Batista da Costa de 13h às 16h30

    Bingen:

    Clube do Bingen – de 9h às 17h

    Centro Comunitário Manoel Torres – de 9h às 17h

    Pátio da Secretaria de Obras (Entrada da Vila Militar) – de 9h às 17h

    PSF Menino Jesus de Praga – Dias de Oliveira de 9h às 17h

    PSF Bairro Castrioto – de 9h às 17h

    Quitandinha:

    Colégio Estadual Princesa Isabel – de 9h às 17h

    Vacinação Volante – Praça daGetúlio Vargas de 9h30 às 12h

    PSF Vila Saúde – de 13h às 17h

    Comunidade Santíssima Trindade (Chapa IV) de 9h às 12h

    Vacinação volante – Escola Municipal Odete Fonseca de 9h às 12h30

    PSF Amazonas – de 13h30 às 17h

    UBS Independência – de 9h às 17h

    Últimas