• Campanha de vacinação antirrábica no Vale das Videiras segue até sexta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/08/2021 10:23
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Até sexta-feira (13) acontece, no Vale das Videiras, a terceira etapa da campanha de vacinação antirrábica, em locais fixos e postos volantes. Ao todo, em 2021, 9.405 animais foram vacinados, o que representa 81,42% do esperado até o momento nos lugares que a campanha esteve presente.

    “Os postos volantes são equipes que vacinam em pontos pré-determinados. Eles vão até o local com o carro da Vigilância Ambiental, dentro do horário anunciado. Pedimos que a população esteja atenta ao dia e horário correto de vacinação para não perder a imunização”, explica o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa.

    A primeira etapa da campanha foi realizada na região da Posse, Brejal, Córrego Grande, Taquaril, Pedro do Rio, Vila Rica e Secretário. A segunda fase ocorreu nos bairros do Alto da Serra, Bingen e Quitandinha. Foram vacinados ate o momento 7.375 cães e 2.030 gatos.

    A coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Alessandra Cardoso, ressaltou a importância das pessoas vacinarem os seus pets: “É importante que os donos estejam atentos, e vacinem os animais anualmente. Estamos atendendo todas as localidades da cidade, de acordo com a chegada de novas doses da vacina. Conseguimos manter a porcentagem da vacinação alta nos locais em que passamos e queremos manter a média. Deixo o apelo para que protejam seus animais”, disse ela.

    A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive os seres humanos. Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Os principais sintomas costumam ser salivação excessiva, hipertermia (aumento da temperatura corporal), agitação e distúrbios, como não reconhecer o dono, ver vultos, latir excessivamente e ficar agressivo

    As equipes de saúde fazem a triagem de cães e gatos que são levados para vacinação. Os animais devem possuir mais de 4 meses e o dono do pet recebe um cartão de comprovação da vacina. É importante ressaltar que se o animal estiver doente, a vacinação não é recomendada.

    Confira os locais e horário de vacinação:

    • 11/08: Vale do Prata – 10h às 13h / Coreto Vale das Videiras – 10h às 15h
    • 12/08: Ponto Final do Vale das Videiras – 10h às 12h / Posto Volante – Bar da Margarida – 11h10 às 11h45 / Posto Volante – Próximo a Fazenda Santa Rita – 13h30 às 14h / Sítio da Índia – 14h às 14h30
    • 13/08: Volante Vale das Videiras (Coreto em Direção ao Malta) – 10h às 15h

    Últimas