Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa hoje
A Prefeitura inicia nesta segunda-feira (11) a Campanha Nacional de Multivacinação em 14 unidades de saúde com rotina de imunização. A meta é atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ofertando 12 vacinas para crianças de 0 a 9 anos, entre elas – BCG, meningocócica, pneumocócica e Hepatite B e 7 vacinas para os adolescentes de 10 a 14 anos que poderão ser imunizados contra o HPV, dupla adulto, meningocócica, entre outras. A ação visa proteger crianças, pré-adolescentes e adolescentes precocemente contra doenças evitáveis a que eles possam estar sujeitos até a vida adulta.
A campanha irá até o dia 22 com ‘Dia D de vacinação’ no sábado dia 16 de setembro. As doses estão disponíveis no Centro de Saúde, Coordenação de Epidemiologia, ao lado do Hospital Nelson de Sá Earp, Ambulatório Escola, Hospital Alcides Carneiro, além de 3 postos de saúde da família e 7 unidades básicas de Saúde de 9h às 16h – com intervalo de 1h de almoço. Nas UBS do Retiro, Quitandinha e Itamarati a população pode se vacinar até às 19h30.
A pediatra e encarregada do Programa Saúde da Criança e Adolescente, Flávia Marzullo, explica que a análise da caderneta de vacinação é importante porque o calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde sofreu modificações este ano, com a ampliação do público-alvo para algumas vacinas. A médica também alerta sobre a importância da aplicação das doses contra de varicela já que está se aproximando a época de maior incidência de casos de catapora.
Os adolescentes serão vacinados contra hepatite B, dupla adulto (evita difteria e tétano), tríplice viral SCR – Protege contra sarampo, caxumba e rubéola, além da Meningocócica C para adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 13 anos.
A coordenadora de Epidemiologia, Alessandra Cardoso, destaca que a sensibilização contra HPV foi reforçada nas unidades. O município espera vacinar 18 mil adolescentes, porém, atualmente há 1.646 meninas e meninos protegidos contra o vírus. A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.
“Devem ser vacinados: meninas dos 9 aos 14 anos e os meninos dos 11 aos 14 anos, em ambos os casos, o esquema vacinal prevê a aplicação de duas doses. A vacina é segura, não há contraindicação, o que ela pode provocar de reação é uma febre leve e a região ficar um pouco dolorida como pode ocorrer em qualquer outra aplicação de vacina. A vacina só não pode ser aplicada em gestantes, então é muito importante que todos sejam imunizados até o dia 22”, orienta a coordenadora de Epidemiologia, Alessandra Cardoso.
Lista dos postos de Saúde e demais locais de vacinação:
*Atendimento de 9h às 16h – com intervalo de 1 hora de almoço
•Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde) – Rua Santos Dumont, S/Nº
•PSF Alto da Serra – Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)
•PSF São Sebastião – Rua São Sebastião nº 625
•UBS Alto Independência – Rua Ângelo João Brand s/n
•Ambulatório Escola – Rua Bernardo Proença nº 32
•Hospital Alcides Carneiro – Rua Vigário Corrêa, 1.345
•UBS Morin – Rua Pedro Ivo, n.º 81 – Morin
•UBS Itaipava – Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n
•UBS Pedro do Rio – Estrada União e Indústria s/n
•PSF Posse – Estrada União de Indústria nº 33.530
•Coordenação Epidemiologia – Hospital Municipal Nelson de Sá Earp – Rua Paulino Afonso, 455.
*Atendimento de 9h às 19h30 – Com intervalo de 1 hora de almoço
•UBS Quitandinha – Rua General Rondon nº 400
•UBS Retiro – Barão do Rio Branco s/n
•UBS Itamarati – Rua HívioNaliato nº 169