• Campanha de imunização contra o sarampo será realizada de 6 a 31 de agosto

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/07/2018 19:30

    A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto. Em Petrópolis, a Secretaria de Saúde espera imunizar 14 mil crianças entre um ano e menores de cinco, que são o público alvo da estratégia da Campanha. A vacina será disponibilizada, inicialmente, em todas as 15 salas de vacinação do município. O Dia D de imunização vai acontecer no dia 18.

    “Todas as crianças desta faixa etária deverão ser vacinadas, mesmo as que já tenham sido imunizadas anteriormente. A maior prevenção é a vacina. Os pais devem se conscientizar que precisam levar os filhos para tomar a vacina e ficar imune. É importante também manter o Calendário Nacional de Vacinação atualizado”, diz o secretário de Saúde, Silmar Fortes, destacando que quem procurar a vacina deve levar a caderneta de vacinação.

    Petrópolis também tem registrado baixa procura pela atualização do Calendário Nacional de Vacinação, que reúne informações sobre as vacinas ofertas pelo SUS. É o caso da poliomielite, por exemplo, que fechou o ano passado com 71% do público vacinados. A conscientização da população, por meio dos veículos de comunicação, e as campanhas realizadas pelo governo federal vão ajudar a aumentar a adesão, estima a Prefeitura.

    “As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis, porém para algumas delas a cobertura vacinal é baixa. Na rotina de imunização contra a poliomielite, a vacina deve ser administrada com as três primeiras doses aos dois, quatro e seis meses de idade, com reforços aos quinze meses e quatro anos”, explica Silmar Fortes.

    O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o Certificado da Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem. No entanto, apesar de a erradicação ter sido feita há 28 anos, o Brasil mantém a vacina no calendário nacional.

    Outra doença alvo da campanha em todo o país é o sarampo. Há 26 anos Petrópolis não registra casos da doença. Apesar disso, o município conta com unidades básicas de Saúde, de urgência e emergência e hospitais em contato constante realizando monitoramento para rápida atuação em caso de suspeita da doença.


    Postos de vacinação

    -PSF Alto da Serra

    -PSF Posse

    -PSF São Sebastião

    -UBS Alto Independência

    -UBS Morin

    -UBS Mosela

    -UBS Itaipava

    -UBS Pedro do Rio

    -UBS Quitandinha

    -UBS Retiro

    -Centro de Saúde Coletiva

    -Centro de Saúde no Itamarati

    -Ambulatório Escola

    -Epidemiologia (ao lado do Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp)

    -Hospital Alcides Carneiro (HAC)

    Últimas