• Campanha de doação de medula óssea faz caravana para captar novos doadores. Saiba como ajudar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/11/2020 09:46

    O projeto Pró-medula está mobilizando uma caravana para captar novos doadores até o Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Rio de Janeiro, onde o cadastro é feito. O grupo está apoiando a campanha pela doação de médula óssea para a petropolitana Pietra Rodrigues, de 4 anos, que precisa com urgência de um transplante. A caravana será na próxima quarta-feira, dia 2 de dezembro. O transporte saíra de Itaipava e Centro, é gratuito e ainda há vagas. 

    A pequena Pietra nasceu com microcefalia e há cerca de um ano enfrenta uma hipoplasia de medula. A menina precisa com urgência de um transplante de medula óssea e sua família está mobilizando uma campanha em busca de doadores. Em Petrópolis, não é possível fazer o cadastro para se candidatar a doador: o local mais próximo fica no Rio de Janeiro. Nessa campanha, o doador pode ajudar a salvar não só a Pietra, mas outras vidas que também dependem da doação. 

    Leia também: Projeto de alunos de E.M. Santa Terezinha, no Vila Rica, conquista o primeiro lugar em prêmio nacional de aprendizagem solidária

    Para ser um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Não é necessário ser doador de sangue.

    A caravana sairá na próxima quarta-feira, dia 2 de dezembro, do Shopping Altair, em Itaipava, às 6h. Haverá outra com saída do Palácio de Cristal, no Centro, às 7h. O destino é o INCA, que fica na Praça da Cruz Vermelha no Rio de Janeiro. Os interessados devem confirmar a presença até o dia 30 de novembro pelo whatsapp (24) 988436676 com o Anderson Rodrigues. 

    O Projeto Pró-medula desenvolve diversas ações pelo incentivo e captação de doadores de médula óssea. O trabalho do grupo pode ser acompanhado pelo Instagram @promedula. A Campanha Salve Pietra também continua nas redes sociais pelo perfil no facebook e instagram @todospelapietra.

    Leia também: Ceter divulga vagas de emprego e estágio em Petrópolis

    Últimas