• Campanha de castração animal segue nesta semana; 192 cães e gatos já foram castrados e microchipados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/07/2023 15:38
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde está promovendo uma campanha de castração gratuita, que teve início nessa segunda-feira (24). Até o momento, segundo dados do município, foram realizadas 192 cirurgias em animais. Desse total, 122 cães e 70 gatos foram atendidos no castramóvel, que permanecerá na cidade até o dia 9 de agosto. A expectativa é que, até a data, aproximadamente 2,4 mil pets sejam submetidos às esterilizações e microchipagens.

    O castramóvel, de uma empresa contratada pela Prefeitura, atualmente está instalado no Itamarati, no galpão da antiga fábrica, localizado na Rua Bernardo Proença. Nesse ponto, a ação engloba as comunidades do Cascatinha, Samambaia e Estrada da Saudade. Posteriormente, entre os dias 1 e 9 de agosto, o veículo será transferido para a quadra do Sisep, na Rua Buarque de Macedo, 116, no Centro. Nesse local, serão atendidas as comunidades da 24 de Maio, Caxambu, Alto da Serra, Pedras Brancas, Bataillard e Lopes de Castro, no Valparaíso.

    As inscrições para a campanha foram realizadas pelas equipes da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, diretamente nos PSFs e UBSs das respectivas áreas de abrangência. O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, destaca que além de evitar a reprodução descontrolada, a esterilização de cães e gatos previne uma série de doenças, como o câncer de mama em fêmeas e o câncer de próstata em machos.

    “A castração é um ato de amor e também de relevância para a saúde pública, contribuindo para a redução de casos de maus-tratos, abandono e zoonoses”, destaca.

    O castramóvel é um equipamento completo, operado por equipes especializadas nesse tipo de procedimento.

    Últimas