• Campanha da Fraternidade ecumênica

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/02/2016 11:05

    Em 2016, a Campanha da Fraternidade realiza-se de forma ecumênica. O CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) coordena a realização da mesma com as Igrejas filiadas. 

    O tema da Campanha é CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE. O lema é Amós 5.24: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. 

    O tema específico da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 é o saneamento básico. “Tem como objetivo geral “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da nossa Casa Comum”. (Manual CFE 2016, p. 07)

    Quando pensamos em saneamento básico, logo pensamos no tratamento do esgoto sanitário. Mas o conceito de saneamento básico é muito mais do que isso. Abrange o abastecimento de água potável, esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (lixo), drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, “articulação entre o saneamento básico e as políticas de desenvolvimento urbano e regional de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante interesse social voltadas para a melhoria da qualidade de vida par aas quais o saneamento básico seja fator determinante (Lei n. 11.445/07, art, 2 parágrafo 6º).” (Manual CFE 2016, p. 21.)

    Se fôssemos perguntar às pessoas da nossa cidade quais os bairros que têm esgoto sanitário, a maioria não saberia responder. Há também o problema da perda de água no sistema de distribuição (desde a estação de tratamento até a residência), além dos problemas no recolhimento e depósito inadequado do lixo. 

    “Podemos citar várias razões para a existência dos problemas com o saneamento básico nas cidades. A maior, talvez, esteja aliada ao fato de que os administradores públicos preferem investir em obras de maior visibilidade, como viadutos, túneis, praças e estádios de futebol do que em saneamento básico. Redes de distribuição de água, de coleta de esgotos e de drenagem de águas pluviais ficam escondidas debaixo da terra e não à vista dos eleitores (que também esquecem logo aquilo que não veem). Falta, pois, maior empenho do poder público. Entre outras coisas, temos obras que não são concluídas, que são de baixa qualidade…” (Manual CFE 2016, p. 28,29)

    Nossa motivação para tratar o tema vem da Sagrada Escritura: “Então o Senhor Deus pôs o homem no jardim do Éden para cuidar dele e nele fazer plantações”. (Gênesis 2.15) Além disso, Jesus nos disse: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância”. (João 10.10), além de nos convocar a ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13,14).

    É nosso dever cuidar da nossa Casa Comum, a terra que Deus nos deu de presente. Cabe unir forças nesta tarefa. 


    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:30h. Tel. 24.2242-1703


    Últimas