• Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/03/2016 13:00

    Com alegria, as Igrejas que integram o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) realizam a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE). Esta Campanha Ecumênica é uma clama manifestação de que o diálogo e o testemunho conjunto são possíveis, apesar das diferenças existentes. Esta campanha é um apelo a todas as pessoas religiosas de boa vontade para que contribuam com suas capacidades para a promoção da convivência, da justiça, da paz e do cuidado com a criação. 

    A CFE 2016 tem como tema: “Casa Comum, nossa responsabilidade” e tem como objetivo principal assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e incentivar que todos se empenhem por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade da nossa Casa Comum. 

    O tema também abrange a questão econômica e política, questionando o modelo de desenvolvimento que tem orientado a política e a economia. 

    Vemos que nossa Casa Comum está sendo ameaçada com o modelo de desenvolvimento que temos. A partir do mandato divino (“Então o Senhor Deus pôs o homem no jardim do Éden para cuidar dele e nele fazer plantações”. (Gênesis 2.15)), somos convocados para cuidar da criação. Promover a justiça climática, assumir nossas responsabilidades pelo cuidado com a Casa Comum e denunciar os pecados que ameaçam a vida no planeta é a missão confiada por Deus a cada um de nós. 

    Também na Alemanha haverá uma ação ecumênica na Campanha da Quaresma, unindo as organizações Misereor (organização Católica) e Pão Para o Mundo (organização Luterana). 

    Que esta Campanha da Fraternidade Ecumênica sirva para nos unirmos como Igrejas em torno de causas comuns pela justiça, paz, preservação da boa criação divina, dignidade de vida. 

    Que também sirva para aprendermos sempre mais a nos respeitarmos, apesar das diferenças. 

    Que oremos juntos nesta Quaresma a Oração da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016:

    “Deus da vida, da justiça e do amor, Tu fizeste com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos. Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo para todos. Nos seguimento de Jesus, com a alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Amém”. 

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:30h. Tel. 24.2242-1703


    Últimas