• Campanha contra o Sarampo segue até sexta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/03/2020 13:15

    O Dia D contra o Sarampo contou com 25 postos de vacinação em Petrópolis ontem que funcionaram de 8h às 16h. O movimento foi tranquilo e quem procurou os pontos para imunização encontrou poucas filas. A vacina teve como público-alvo bebês, a partir de seis meses de vida, até adultos com 59 anos de idade. 

    Leia também: Por que vacinar contra o sarampo?

    Quem não procurou os postos ontem, ainda tem oportunidade de se vacinar. A campanha contra o Sarampo segue até sexta-feira (13), em todo o município. No ano passado, a cobertura vacinal na cidade ficou em 96% do público-alvo, acima do que o Ministério da Saúde preconiza, que é de 95%. Ao longo de 2019, foram aplicadas 17.304 doses da vacina.

    O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina, que já faz parte do calendário de rotina das crianças e a primeira dose é feita com menores de 12 meses e reforço aos 15. 

    Com essas duas doses a criança fica imunizada por toda a vida. Devido a nova ocorrência de casos de sarampo em todo o país, todos os menores devem receber a vacina já ao completarem seis meses de vida. Em Petrópolis, dois casos da doença já foram confirmados – um bebê de seis meses e um rapaz, de 19 anos. No estado todo já foram 195 casos confirmados só este ano.

    Leia também: Campanha de Vacinação contra a gripe começa no dia 23 de março

     

    Últimas