Campanha Amor ao próximo corre nas minhas veias une parceiros para salvar vidas
Quando a temperatura cai a solidariedade precisa aumentar. Por isso, com as temperaturas baixas de inverno, grandes parceiros do Banco de Sangue Santa Teresa estão se unindo para salvar vidas, durante todo o mês de julho.
A campanha “Amor ao próximo corre nas minhas veias” da Igreja do Evangelho Quadrangular promete reunir um grande número de doadores. O Banco de Sangue será contemplado também com a visita dos Guardas Civis Petropolitanos, que farão esse gesto solidário de doar sangue, em comemoração aos 95 anos da instituição. E, para fechar o mês, dia 20 é vez dos torcedores do time carioca Botafogo com a campanha Botasangue, que chega à 14ª edição.
Segundo Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Santa Teresa, a presença de doadores nesta época do ano é importante para que os atendimentos continuem sendo realizados com segurança. “No inverno as pessoas saem menos de casa, ao mesmo tempo em que aumentam as doenças respiratórias Precisamos receber uma média de 80 doações diárias para mantermos os estoques seguros. Por isso a importância de campanhas como essas e de termos parceiros fortes e que também se solidarizam com essa causa”, enfatiza Rodrigo.
Veja como é fácil doar
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, micropigmentação de sobrancelha, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
Sobre o Banco de Sangue Santa Tereza
O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias e pacientes em tratamento contra câncer.
Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso.