CaminhaDown reúne mais de 800 pessoas: conscientização e integração
Mais de 800 pessoas participaram no domingo (24) da segunda edição da CaminhaDown. O evento, que lembrou o Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, tinha como objetivo conscientizar a população em relação à necessidade de inclusão desse grupo.
A caminhada começou pouco depois das 9h na Praça da Liberdade, de onde o grupo partiu, ao som de um samba composto especialmente para a ocasião, em direção ao Palácio de Cristal.
O samba, composto pelo músico Andinho Carnevalli, lembrou, ao longo do caminho, os desafios enfrentados por quem tem síndrome de down. “A nossa maior dificuldade é você nos aceitar. Queremos viver, queremos sonhar. Um número a mais de cromossomos não pode nos separar”, dizia o refrão.
Ao chegar no Palácio de Cristal, crianças e adultos encontraram um espaço voltado para a integração do público. Havia oficinas de pintura e slime, área para desenhar, circuitos com obstáculos, e muita diversão.
A CaminhaDown é uma iniciativa de um grupo de amigos, a maioria pais de crianças com síndrome de down e educadores, todos voluntários. No ano passado, o evento reuniu pouco mais de 300 pessoas.
O evento é organizado por um grupo de amigos.
“Precisamos trazer esse assunto para o debate. A inclusão hoje é uma realidade. Sabemos a importância disso no desenvolvimento das pessoas com deficiência. Ficamos felizes e emocionados com a quantidade de participantes”, contou Fernando Jandaia, um dos organizadores.